Aplicativo auxilia consumidores a consultar preços do comércio no Amazonas

Variedades

Lançado no segundo semestre de 2017, pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), um aplicativo que recebeu o nome de “Busca Preço Amazonas”. O sistema auxilia o consumidor a pesquisar preços de produtos praticados no comércio do Estado.

Ao digitar o nome do produto ou alguma palavra-chave, o “Busca Preço Amazonas” realiza a pesquisa nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) armazenadas na Sefaz. O sistema exibe a listagem dos produtos encontrados a partir do menor para o maior preço.

O “Busca Preço Amazonas” foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Sefaz. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema”.

A ferramenta virtual foi estruturada com base em soluções gratuitas similares projetadas pelas secretarias de Fazenda de Alagoas e do Paraná, que são interativas. O usuário pode fazer a consulta no computador, no notebook, no tablet ou pelo sistema web do celular.

Ao realizar a consulta padrão, o consumidor encontra exibido os preços de notas emitidas nas 48 horas anteriores. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo dessa forma acompanhar os menores valores praticados pelo comércio. Nesse campo aparece a figura de um “Foguinho” indicando os preços das notas fiscais emitidas recentemente.

Essa é a informação mais “quente” disponível pelo sistema. Como a atualização ocorre de hora em hora, é possível que o usuário do “Busca Preço Amazonas” encontre as promoções relâmpagos que estão acontecendo, inesperadamente, em alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas. A informação pode ser uma aliada na economia doméstica dos amazonenses.

“Quanto mais recente o preço coletado, maior a chance de se encontrar o valor praticado no momento da consulta.

Para consultar basta acessar:-     ou ainda

 

 

Fonte – Redação Coopnews

Foto – Divulgação