Brasil Sabor no Amapá terá feirinha de artesanato voltada para a gastronomia

Variedades

Promoção e integração é o que a Abrasel no Amapá e o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo esperam gerar para o setor de alimentação fora do lar e para a atividade do artesanato durante a edição 2019 do festival Brasil Sabor. O evento gastronômico de maior visitação no estado chega a sua 14ª edição, e este ano, será realizado em formato de feira em Macapá, trazendo 20 stands com pratos inovadores do melhor da culinária brasileira, representando as cinco regiões do pais. Para celebrar essa diversidade e a riqueza dessas criações, a programação que já é esperada por todos terá uma novidade bastante típica: o artesanato amapaense.

Segundo Yukio Nagano, presidente da Abrasel no Amapá, que esteve reunido com a secretária da SETE, Sra. Karla Marcella Chesca, na manhã da última quinta-feira (21), o artesanato da região quilombola do distrito do Maruanum distante 80 km da capital, produzido pelas “louceiras do Maruanum”, que são mulheres ceramistas que residem na localidade e realizam todas as etapas do fazer das louças de barro que são realizadas de acordo com a tradição secular repassada de geração a geração e no profundo respeito à natureza; e o artesanato do distrito de Mazagão Velho, pertencente ao município de Mazagão, distante cerca de 70 km da capital, com material cerâmico que faz alusão à Cunani e Maracá, civilizações que viveram há milhares de anos na região do Amapá, ambos expondo peças voltadas para gastronomia, como louças e materiais decorativos.

Além de valorizar a pluralidade da gastronomia brasileira, o Brasil Sabor também se consolida como um momento oportuno para divulgação da produção artesanal, onde se espera cerca de 30 mil pessoas durante o evento que acontece nos dias 31 de maio a 2 de junho no Sebrae Amapá.

Fonte – Abrasel/Amapá

Foto – Divulgação