‘Como viver em Marte’ é tema de palestra gratuita na Semana de Astronomia Indígena

Variedades

Explorar o universo é um dos sonhos mais antigos da Humanidade e viver em outros planetas é diferente. Unindo as possibilidades e saberes científicos atuais, a divulgadora científica Yara Laiz Souza apresentará a palestra ‘Como viver em Marte’, durante a II Semana de Astronomia Indígena. O evento acontece dias 25 e 26 de abril, no Sesc Balneário. A entrada é gratuita, mediante cadastro.

A professora de Biologia explica que as últimas descobertas sobre o Planeta Vermelho podem indicar inúmeras probabilidades, tanto em Marte quanto para a própria Terra. A palestra acontece dia 26, às 14h e tem entrada franca.

“A palestra mostrará todos os aspectos e possibilidades da vida em Marte atualmente, reunindo resultados de pesquisas feitas atualmente e realizadas por diversos pesquisadores científicos, incluindo Thaís Bentes, amazonense doutoranda que tem como foco o Planeta Vermelho”, assinalou Yara.

Outra palestra destacada no evento, que tem como tema ‘Desvendando o Céu a partir do Olhar Indígena’, é a de Ingrid Celeste, coordenadora do Projeto Cosmos. A divulgadora científica e acadêmica de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abre o segundo dia da Semana e falará sobre ‘Como sabemos o que sabemos sobre Astronomia’.

Programação – A II Semana de Astronomia Indígena inicia dia 25 de abril, às 12h, com credenciamento e boas-vindas. A abertura do evento acontece às 14h, com a palestra intitulada Astronomia Indígena.

O Professor Mestre Walter Esteves (coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA) falará sobre ‘Constelações dos índios do Brasil’, a partir das 15h20.

Sessões de Planetário ‘Kapú – o Céu a partir do olhar indígena’; apresentação de curiosidades sobre Astronomia, oficina de expansão do Universo e Observação com telescópio (com o Clube de Astronomia da Ufam – Caufam) têm início às 16h.

No segundo dia (26), a programação começa às 08h30, com a palestra de Ingrid Celeste. Às 10h, Dimerson Coelho e Marcos Guedes relatam sobre ‘Minhas observações com o uso da tecnologia’.

Haverá diversas oficinas, começando pela Construção e Lançamento de foguetes feitos de garrafas PETs e Gravidade Visualizada, ambas começando a partir das às 11h.

Ainda no dia 26, Yara Laiz Souza apresenta a palestra Como Viver em marte (às 14h). O evento segue com o circuito de oficinas, que começa com ‘as fases da Lua em uma caixa’; Expansão do Universo; Construção do Sistema Solar em tamanho relativo; e Entenda o telescópio, com o Caufam. Durante todo o dia, o público poderá conferir sessões no Planetário: uma viagem ao Sistema Solar.

Fechando a programação, a palestra ‘Fake News x Ciência: os impactos na Sociedade’ acontece dias 29 e 30, em dois horários: de 08h30 às 10h e de 13h 30 às 16h.

Para se inscrever na II Semana, basta enviar um e-mail para sala.ciencia@sesc-am.com.br, informando nome completo, CPF e escolaridade. O Sesc Balneário é na Av. Constantinopla, 288, bairro Alvorada.

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação