Conheça os benefícios dos ovos para uma alimentação saudável

Variedades

O ovo, alimento altamente nutritivo, versátil (adequado para todas as refeições, do café da manhã ao jantar) e acessível do ponto de vista financeiro tem um dia especial e de abrangência global. Comemorado anualmente na segunda sexta-feira de outubro (que, nesse ano, cai no dia 11/10), o Dia Mundial do Ovo chama a atenção para os benefícios dessa proteína animal para a saúde humana, especialmente quando pessoas de todo o mundo buscam alternativas saudáveis de alimentação em todas as fases da vida.

Reconhecido como o segundo alimento mais completo para os seres humanos (o primeiro é o leite materno), os ovos são ricos em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E). A DSM, empresa líder no segmento de aves poedeiras atuando fortemente para a nutrição destes animais, ressalta que a ingestão desse alimento traz benefícios às pessoas de todas as idades ao reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer de mama e de enfermidades oculares comuns ao avanço da idade, além de ajudar a promover o crescimento saudável das crianças.

Nesse contexto, trata-se de um alimento que tem qualidades nutricionais para assumir posição de protagonismo no combate à fome e à desnutrição. Dados do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo em 2019”, da Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, apontam que a fome na América Latina e Caribe aumentou em 2018, atingindo 42,5 milhões de pessoas. Para enfrentar o desafio da subnutrição, os ovos são uma excelente opção por ser um alimento acessível, nutritivo e sustentável do ponto de vista produtivo (baixa emissão). E, levando em consideração que a população mundial deverá aumentar em mais 3 bilhões de pessoas nos próximos 40 anos, a produção de alimentos para todos será um dos grandes desafios globais. “Os ovos são sustentáveis, acessíveis e são um alimento completo, cuja produção tem baixos níveis de emissões e potencial de alimentar o mundo”, ressalta José Francisco Miranda Júnior, gerente de marketing da área de nutrição animal da DSM para a América Latina.

Alimento de alta qualidade nutricional

A DSM ressalta as qualidades nutricionais, na tabela abaixo, com todos os benefícios de cada nutriente dos ovos para a saúde das pessoas.

Ovos: como consumir de forma segura?

Miranda, da DSM, lembra que, como qualquer alimento, é importante consumir ovos de origem confiável. “Alguns cuidados necessários com o armazenamento e escolha do produto, como garantir que o alimento esteja fresco e que tenha sido produzido com todos os cuidados necessários”, explica.

Sobre a realidade brasileira, o especialista ressalta que a produção nacional de ovos é altamente qualificada e capacitada. As granjas seguem rigorosos padrões de nutrição, sanidade e manejo para garantir um alimento seguro, livre de bactérias ou resíduos indesejáveis, como medicamentos. A compra e o consumo de qualquer alimento sem procedência confiável e sem fiscalização representam risco à saúde.

Sustentabilidade na produção brasileira de ovos

Outro cuidado muito importante da criação moderna é o investimento em soluções que colaborem para a sustentabilidade da atividade. Entre as prioridades estão a saúde e o bem-estar das aves, de modo que há controle contínuo de temperatura, umidade e qualidade da água e da ração. O uso responsável de aditivos e o controle de resíduos também são altamente regulamentados. Para a população, o impacto positivo da avicultura de postura é grande, gerando milhares de empregos e sustentando diversas famílias em toda a cadeia, desde a produção, transporte até a venda do produto.

A DSM possui um time de especialistas em nutrição e produção de ovos, atuando de forma ativa e próxima dos granjeiros. Com isso, além dos produtos em si, a empresa fornece conhecimento e desenvolvimento de competências, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia como um todo. Durante a semana de 7 a 11 de outubro, com o Dia Mundial do Ovo, a empresa promove diversas atividades internas e com os seus parceiros para estimular a reflexão sobre a importância da produção desse alimento tão importante para a população mundial.

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta