Festa do Leite e Feira Agropecuária seguem fortalecendo o setor primário de Autazes

Variedades

A semana segue de forma intensa e produtiva no município de Autazes (a 108 km), com a realização da 23ª. Festa do Leite e da 22ª. Feira Agropecuária. A expectativa dos organizadores é de que o setor primário se fortaleça ainda mais, a partir das oportunidades viabilizadas para os produtores rurais, como capacitação, acesso à linha de crédito, fórum sobre a febre aftosa, exposição, concurso leiteiro, distribuição de alevinos, dentre outros.

O prefeito Andreson Cavalcante (sem partido) que comanda o evento, ao lado do vice, Marcelo Tupinambá (PSDB), já avalia de forma positiva os resultados, e ressalta que tem muito mais trabalho pela frente. “Fortalecimento do setor que mais gera emprego e renda. Avançamos muito, mas precisamos avançar mais. O mercado está mais exigente, a dificuldade cada vez maior, mas conseguimos resgatar os dois eventos de maior fomento para o município. O sistema agropecuário do estado nunca esteve tão bem representado. Tô feliz por tudo que está acontecendo essa semana, e tenho certeza de que os frutos serão vivenciados nos próximos meses e anos. São mais de 700 pessoas trabalhando para que tudo aconteça da melhor forma possível”, ressalta o prefeito.

O secretário de produção do município, Denis Lima, explica que as ações na Feira Agropecuária estão envolvendo diretamente os produtores rurais. “Estamos com oportunidades de agronegócio, de crédito rural, através do Banco do Brasil, Afeam, Banco da Amazônia. Estamos com expositores e fornecedores de Manaus, exposição de máquinas, equipamentos, insumos agrícolas. Temos stands e unidades demonstrativas para interatividade e conhecimento dos produtores rurais, como protótipo de casa de farinha, queijaria familiar, sistema hidropônico de produção, viveiro de mudas, dentre outros. Nosso prefeito vem cada dia mais apoiando o setor primário nessa luta incansável para fortalecer”, disse Lima.

Fórum sobre Febre Aftosa

No dia de ontem (24), no decorrer da programação da Feira, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), realizou o I Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, que reuniu produtores rurais, pecuaristas, lideranças institucionais, empresários e técnicos.

“É o 1o Fórum que nós estamos tratando com as autoridades, com o setor privado, com as entidades e, principalmente, com os pecuaristas sobre a retirada da vacinação da febre aftosa do nosso rebanho. Esse plano estratégico foi concebido e foi apresentado no ano de 2017 e vai até o ano de 2026. Reconhecemos em Autazes uma pecuária pujante, forte, produtores que sempre estiveram comprometidos com a vacinação de febre aftosa, e estamos planejando a retirada dessa vacinação que será a partir de 2021, fruto do trabalho desses produtores, do estado, da Federação da Agricultura, Ministério da Agricultura, que ao longo de vários anos estiveram empenhados e vacinar o rebanho no intuito de promover a sanidade do mesmo”, declarou diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Os produtores rurais, protagonistas em destaque na programação da semana, relatam que o compromisso do setor com a vacinação garante retorno financeiro e destaque do rebanho amazonense, como explicou o produtor Aldrim Silva, que participou do Fórum.

“Quem trabalha com genética de leite como a gente, que tem um acesso grande nos animais fora do estado, é muito bom, porque a gente pode fabricar nosso produtos aqui e botar pra vender em São Paulo, onde tiver feira. Os nossos animais vão valorizar, nós estamos numa área excelente para criação, todo mundo tá vindo do sudoeste e do centro-oeste criar animais, agora quem vai levar a genética daqui do Norte para o Sul do país somos nós. Esse investimento foi alto, foi uma luta pra conseguir esse objetivo, e nós conseguimos e agora nós temos que usufruir”, ressaltou o produtor.

Concurso Leiteiro

Autazes também inaugura um novo segmento de torneio no estado para o setor primário, o concurso leiteiro, que garante uma disputa acirrada entre os participantes, já que o município é considerado a maior bacia leiteira do Amazonas. “Ineditismo. Esse aqui é o torneio leiteiro mais tradicional do Amazonas e pela primeira vez vai ter um torneio leiteiro específico para vaca, búfalo, bubalina, vamos ter aqui o primeiro concurso de queijo tipo coalho do Amazonas, e um protótipo de queijaria artesanal dentro dos padrões”, revela Muni Lourenço, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).

A 23ª. Festa do Leite e a 22ª. Feira Agropecuária iniciaram no último domingo (21) com a tradicional Cavalgada que reuniu cerca de mil pessoas. Hoje, acontece a primeira noite de rodeio e o primeiro desfile das candidatas à Rainha do Leite. O show fica por conta da dupla Marcos & Maninho.

O evento é uma realização é da Prefeitura de Autazes, em parceria com o governo do estado, através do Sistema Sepror, Faea, e outras secretarias e autarquias, além da Câmara de Vereadores. Conta, ainda, com o apoio da Cooperativa de Pecuaristas de Autazes (Coopaz), Agroam, Lojas Claras Eletro, Canopus Motos e Importadora Alfaia.

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação