Governo promove ordenamento turístico nos municípios do interior do Amazonas

Variedades

A interiorização do turismo como forma de desenvolvimento econômico dos municípios do Estado tem sido uma ação constante por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). No primeiro semestre de gestão, foram realizadas nove (09) Oficinas Participativas de Ordenamento Turístico, sendo sete (07) delas, de forma inédita, nos municípios de Benjamin Constant, Japurá, Borba, Careiro Castanho, Nhamundá, Fonte Boa e Manicoré.

Em Manicoré, o encontro foi realizado esta semana, iniciou quarta-feira (25/04) e terminou na sexta (27/04), onde além da realização da oficina, a equipe da Amazonastur fez uma visita técnica nos atrativos culturais e naturais do município, a fim de montar um roteiro turístico.

Capacitação profissional – Nesses seis primeiros meses, foram capacitadas 403 pessoas para melhor atender o turista. Na oficina, os participantes aprendem qual é a melhor maneira de se comunicar com o turista, seja na fala, na postura, na recepção e/ou na prestatividade.

No ano passado, entre os meses de janeiro e abril, foram realizadas apenas três (03) oficinas, onde 113 pessoas foram capacitadas. Neste ano, no mesmo período, já estamos na contagem de sete (07) oficinas, com um total de 278 pessoas capacitadas.

Até julho de 2018, ainda estão previstas pelo menos mais dez (10) oficinas a serem realizadas nos municípios de Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Parintins, Apuí, Itacoatiara, Nova Olinda do norte, Anori e Itapiranga.

Oficina – A Oficina Participativa de Ordenamento Turístico tem o objetivo de diagnosticar os potenciais turísticos com vistas ao ordenamento e desenvolvimento das atividades turísticas da localidade onde é realizada.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, a realização das oficinas em municípios que antes não recebiam as ações de turismo do Estado seguem a determinação do governador Amazonino Mendes, que é descentralizar ainda mais as ações da pasta, no sentido de desenvolver mais a atividade turística no Amazonas. “Levar essas oficinas para municípios que nunca foram trabalhados anteriormente demonstra a atenção que o Turismo passou a ter do atual governo. Tenho certeza que isso vai fortalecer ainda mais essa atividade que gera tanto empregos diretos e indiretos em nosso Estado”, disse Orsine.

 

Fonte – Secom

Deixe uma resposta