Inpa recebe nesta quarta – feira, apresentação de livro que vai aguçar a imaginação da criançada

Variedades

Na programação especial de comemoração de 23 anos do Bosque da Ciência (completados no dia 1º de abril), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) receberá a apresentação nesta quarta-feira (25), às 10h, de um livro infantil que promete fazer a imaginação da criançada voar solta.

Intitulado “ZUUMMM!… O planeta Terra é muito distante daqui…”, o livro é o primeiro destinado às crianças de 5 aos 11 anos a ter um consultor científico no projeto. A obra é da jornalista e terapeuta alquímica Monica Maia e da arquiteta e ilustradora Rossana Estrella. As autoras farão outra apresentação da obra no sábado, também às 10h, no auditório da Ciência do Inpa.

Segundo as idealizadoras do livro, o objetivo do projeto é aguçar e incentivar a imaginação das crianças de forma que, no futuro, ao se tornarem adultos e vierem a escolher qual profissão seguir (independentemente da atividade que escolher), atue com livre expressão, sem barreiras ou bloqueios que poderiam impedir que inventasse escritas, fórmulas ou qualquer novo caminho de progresso para a humanidade, construindo assim novos mundos e reconstruindo seus próprios mundos.

Outra estratégia interessante do livro é que no próprio site o leitor tem a chance de reescrever ou redesenhar o livro da maneira que achar melhor, seja individualmente ou sob orientação pedagógica.

Para apresentar o livro e encantar ainda mais crianças e adultos, a apresentação da obra se dará através de uma celebração multicultural que contará com teatro, ciência, artes visuais e literatura. Além de poder prestigiar a performance dos membros dos Menestréis Contadores de História (do Teatro de Socorro Andrade), o público terá a oportunidade de aprender mais sobre a Ciência de forma divertida com a pesquisadora Rita Mesquita, do Inpa, e com o matemático Maurício Vieira Kritz.

Segundo Mesquita, a ideia é mostrar para as crianças como a ciência pode sim ser interessante. “O que a gente quer é entrar nesse universo do imaginário infantil e fazer com que eles se conectem com o mundo mágico da ciência”, conclui.

Movimento Literário

“ZUUMMM!… O planeta Terra é muito distante daqui…”, é o primeiro livro do Parangolé Literário, movimento inspirado pelo artista plástico Hélio Oiticica, que ganhou destaque com apresentações que envolviam a arte interativa de panos e cores em movimentos.

A obra foi lançada pela curadoria do artista no dia 7 de abril, no Rio de Janeiro. E a ideia é fazer com que a criança leitora possa, desde cedo, conhecer conceitos que as ajudarão a realizar avanços na pesquisa.

 

Fonte – INPA

Deixe uma resposta