Manaquiri cidade do (AM) participa de intercâmbio com governos da Espanha e Sri-Lanka

Variedades

Manaquiri, no Amazonas, foi selecionado para participar de intercâmbio entre a cidade de Barcelona, na Espanha, e nove governos locais do Sri-Lanka. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoiou a participação do Município no programa.

Esse será a primeira cooperação triangular desenvolvida no âmbito desse projeto, que conecta governos desde 2016. Neste ano, o foco da iniciativa está no compartilhamento da experiência em gestão da água e na construção de políticas públicas orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para isso, nos próximos dois meses, os representantes das cidades e entidades envolvidas irão colaborar entre si, trocando conhecimento e boas práticas sobre o tema. No fim de novembro, será realizada uma visita técnica a Barcelona em que todos estarão reunidos presencialmente para potencializar a troca.

Connect

Mecanismo desenvolvido pela PLATFORMA e pela Agência de Cooperação Internacional da Associação dos Municípios Holandeses (VNG International), a coalização de governos locais e regionais é apoiada pela União Europeia. Ele tem como proposta a realização de intercâmbios, por meio de eventos, comunicação ou mesmo visitas, facilitando transferências de conhecimento a curto prazo, orientadas pela procura entre os governos locais e regionais nos países parceiros da União Europeia ou em outros.

Evento internacional

Jair Souto, que é prefeito de Manaquiri e tesoureiro da CNM, foi convidado para participar de evento da rede que apoia essa cooperação, devido ao trabalho que o Município tem desenvolvido no âmbito dos ODS. O aniversário de 10 anos da Rede Platforma vai acontecer em Bruxelas, Bélgica, em 10 de outubro, ocasião em que Souto irá compartilhar sua experiência como gestor.

O Município já foi premiado durante a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Agenda de Desenvolvimento anterior aos ODS – e já possui um Plano Estratégico de Governo voltado aos ODS, bem como os instrumentos orçamentários – Plano Prurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) – em conformidade com esse instrumento de trabalho. A administração municipal também realiza fóruns trimestrais de avaliação do desempenho para análise dos avanços em cada programa.

Fonte – CNM

Foto- Divulgação