Pará realiza seminário de educação ambiental

Variedades

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa do III Seminário Internacional de Educação Ambiental do Pará. O principal tema do evento, que começou dia (19) e vai até quarta-feira (21), em Belém, é Poluição Hídrica e seus Impactos sobre as Espécies. Haverá também o lançamento do 9º Circuito Tela Verde, com a exibição de curtas e bate-papo com a analista do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Patrícia Fernandes Barbosa.

“É importante reforçar a parceria do MMA com o seminário. É o terceiro ano do encontro e a terceira vez que participamos com palestras e vídeos do Tela Verde. Isso só fortalece a educação ambiental em todo o território nacional”, justifica Patrícia.

O seminário é realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e no Cine Olympia. Terá um circuito de palestras expositivas sobre realidade dos mananciais e corpos hídricos, oficinas, uma feira sustentável, concurso de desenho, circuito de cinema e apresentação cultural, além de trilha no Parque do Utinga.

UNIÃO

Para Márcia Vieira, organizadora do evento e presidente da Associação Cultural Nhandeara, tratar a diversidade da questão hídrica é importante para a preservação do meio ambiente. “É necessário buscar a conscientização da união global, com o intuito de preservar e impulsionar a sustentabilidade ecológica para a proteção do patrimônio da humanidade, conservando-o para as futuras gerações”, afirma Márcia Vieira.

Criada na Itália, em 2007, a Associação Nhandeara tem o propósito de promover, divulgar e fomentar a cultura paraense por meio do intercâmbio cultural entre Brasil e Itália (Toscana e Amazônia). Em 2012, o Nhandeara se tornou espaço exibidor do Circuito Tela Verde. A ideia é potencializar a educação ambiental no estado do Pará para tutelar e preservar a Amazônia.

TELA VERDE

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do MMA que difunde regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente no Brasil e fora dele, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental. O projeto procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam materiais que auxiliem suas ações de Educação Ambiental.

Fonte – MMA

Foto – Divulgação