‘Plantas Amazônicas’ serão tema de workshop entre os dias 12 e 14 de setembro na Ufam

Variedades

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia da Ufam realiza, na primeira quinzena de setembro, a terceira edição do Workshop da Amazônia: Biotecnologia, Biodiversidade e Ecologia da Flora Amazônica. As inscrições para o evento já estão abertas pelo link . A participação garante certificado de 40 horas.

A programação contará com palestras, oficinas e minicursos voltados a discutir os aspectos biotecnológicos e ecológicos das plantas amazônicas. A abertura será às 9h no Auditório Paulo Bührnheim, setor Sul do Campus. A primeira mesa-redonda do workshop apresentará ‘O Potencial Biotecnológico das Plantas Amazônicas’.

Ainda no primeiro dia serão realizadas palestras sobre ‘Etnobotânica – o uso de plantas pelos povos amazônicos; Diversidade e ecologia de herbáceas aquáticas nas várzeas amazônicas’. No dia 13, a programação terá oficina de ‘Inventário florístico’ e as palestras ‘Repelentes naturais contra insetos para plantas’; ‘Caracteres de frutos, sementes e plântulas (embrião vegetal) como suporte à filogenia (história evolutiva) de Chrysophylloideae Neotropical (Sapotaceae)’, família de plantas que inclui o Sapoti e o Abiu; e ‘Produção de Camu-camu (Myrciaria dubia (Kunth) McVaug) em terra firme: existe déficit de polinizadores?’.

Já no dia 14 de setembro, o workshop finaliza suas atividades com a oficina de ‘Preparo de material botânico para estudos morfoanatômicos’ e palestras sobre ‘Melhoramento genético e fitotecnia’ e ‘Fitorremediação – plantas como agentes de descontaminação’.

Ao final de cada dia, o público terá a oportunidade de participar de um curso teórico-prático de ‘Cultivo de rosas do deserto’.

Fonte – Ufam

Foto – Divulgação