Prefeitura de Tonantins iniciou pagamento de 50% do 13º salário dos professores

Variedades

Seguindo uma prática iniciada ainda no primeiro ano de gestão do prefeito Lázaro Martins, “Curica”, a Prefeitura de Tonantins já iniciou gradativamente o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos professores, conforme calendário divulgado anteriormente.

A parcela equivale a 50% do 13º salário dos professores do funcionalismo público municipal. Valendo ressaltar, que a Prefeitura de Tonantins tem sempre antecipado o pagamento de cada mês.

“A Prefeitura segue com os salários em dia e pagando aos professores dentro do mês trabalhado. Isso é fruto de muito trabalho, responsabilidade fiscal e respeito ao funcionalismo público. Muito do sucesso da nossa gestão se deve ao empenho e à dedicação das mulheres e homens que trabalham no governo municipal e têm o direito de receber seus vencimentos sem atrasos”, destacou o prefeito Curica.

De acordo com o secretário de educação do município Edelson Penaforth Pinto, essa conquista de deve ao cumprimento de um cronograma criado exclusivo para a educação do município de Tonantins, na gestão do prefeito Lázaro Martins.

“Após inúmeras políticas públicas elaboradas para atender a Lei 13.005 de 2014, que trata do Plano Nacional de Educação, assim também em atendimento ao Plano Municipal de Educação de Tonantins, principalmente no que trata a meta 17, onde fala da valorização dos profissionais da educação. A prefeitura Municipal de Tonantins através da secretaria municipal de Educação e Cultura, baixou um decreto instituindo uma Comissão de estudos e enquadramento da Data Base dos professores municipais de Tonantins. Esta comissão, é formada por servidores da secretaria municipal de educação e do Sindicato dos professores municipais de Tonantins-SIPROTON, que se debruçaram durante dias e noites em estudo para chegar em um consenso. Foi quando ao final de tudo fora decidido os novos rumos no que tange os vencimentos do professores municipais, ficando assim decidido dentre varias iniciativas, o pagamento dos 50% do décimo terceiro salário e em um julho o pagamento de 4,17% da data base no vencimento dos professores. É assim que pretendemos caminhar. Em uma gestão democrática, onde todos participam para o bem comum da coletividade”, enfatizou Edelson Penaforth.

Avanços e Conquistas

Para os professores municipais em Tonantins, já foram adquiridos os pagamentos e direitos no ano de 2019. Em Janeiro, foi dada a progressão na vertical e horizontal. Em abril, foram enquadrados todos os professores com a atualização do Piso Nacional de 2019.

Em maio deste ano, também foi pago o auxílio localidade dos professores que são da sede e vão pra a zona rural. Em junho foi antecipado o pagamento do mês. Também será feito o reajuste no salário dos professores de 4,17% em julho, que é respeitando a Lei, que fora aprovada na Câmara Municipal, agora em junho, que trata da instituição da data base.

Com ações como estas, a gestão do prefeito Lázaro de Souza Martins, mantém a credibilidade junto aos professores, que têm agora mais estabilidade nos seus vencimentos além de injetar na economia da cidade, movimentando assim, o comércio e serviços locais.

 

Fonte – PMT

Foto – Divulgação