Presidente em exercício da AAM destaca importância de parcerias governamentais para desenvolver turismo no Amazonas

Variedades

Neste dia mundial do turismo, 27 de setembro, o presidente em exercício da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), David Bemerguy, destaca a necessidade e importância de desenvolver um turismo forte e sustentável nos municípios do interior do Estado, por meio de parcerias governamentais e privadas.

Das 62 cidades amazonenses, apenas 24 compõem o Mapa do Turismo 2019, do Ministério do Turismo (MTur). O Mapa é uma indicação de municípios com potenciais turísticos no Brasil, que podem receber aporte de recursos federais.

Para o presidente em exercício, que também é prefeito de Benjamin Constant, é preciso criar condições, por meio de parcerias governamentais e privadas, de forma que o turismo seja explorado o ano todo. “O Amazonas é repleto de belezas naturais, cultura, folclore e muita história, porém o turismo precisa ser explorado de forma que gere renda o ano todo para as populações do Estado e, pra isso, precisa da união e incentivos dos governos municipais, estadual e federal”, comentou.

Bemerguy destacou o potencial turístico do Alto Solimões, que recebe o ano todo a visita de turistas do Peru e da Colômbia. “Do Alto Solimões, apenas Benjamin Constant e Tabatinga estão inseridas no Mapa do Turismo, e recebem turistas do Peru e da Colômbia o ano todo. Além de festividades pontuais, temos nos preparado com oferta de qualificação, organização da rede hoteleira, embelezamento da cidade, incentivos aos artesãos e exploração dos recursos naturais de forma sustentável”, comentou.

Os trabalhos de artesanato indígena já levaram artesãos de Benjamin para feiras, rodadas de negócios e eventos em outras regiões do Brasil. Um dos eventos em Benjamin alcançou mais de duas mil peças de artesanato vendidas, e mais de R$200 mil em negócios para os indígenas.

“A união entre governos federal, estadual e municipais pode criar caminhos e atrair mais investimentos para o turismo no Amazonas, pois temos condições pra desenvolver o turismo e ainda gerar riqueza aos amazonenses”, finalizou Bemerguy.

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta