Seis entre cada 10 alimentos consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos, afirma ONG

Variedades

De cada 10 alimentos que vão parar todos os dias no prato dos brasileiros, seis estão contaminados com agrotóxicos.

O número foi divulgado pela ONG internacional Greenpeace, que avaliou a presença de pesticidas em 12 alimentos muito comuns na alimentação como o arroz branco, o feijão carioca, a banana-prata e até mesmo o cafezinho.

Os testes trazem um número ainda mais crítico. 36 por cento dos alimentos estavam em situação irregular, ou seja, estavam contaminados com agrotóxicos que já foram banidos no Brasil ou traziam limites de veneno acima dos níveis permitidos.

Para Marina Lacorte, do Greenpeace, o número mostra que além do uso excessivo de pesticidas, o sistema de fiscalização tem falhas.

Para Marina, a situação pode ficar ainda pior se o Congresso Nacional aprovar os projetos de lei que propoem mudanças como flexibilizar a aprovação de novos agrotóxicos ou mudar o nome do produto de agrotóxicos para defensivos fitossanitários.

Para fazer o estudo, foram comprados mais de 100 quilos de alimentos nas centrais de abastecimento de São Paulo e do Distrito Federal. Os testes foram feitos pelo Instituto Biológico de São Paulo e os resultados são similares aos encontrados pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária, em outras pesquisas.

 

Fonte – EBC

Deixe uma resposta