Ufam realiza a VII Semana de Economia e discute cadeias produtivas nas organizações

Variedades

A sétima edição, da Semana de Economia apresenta o tema central ‘Cadeias produtivas da Amazônia Ocidental: da produção regional para o país e o mundo’ vai acontecer entre os dias 9 e 11 de outubro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus

De acordo com os professores e coordenadores da Semana, Diogo Del Fiori e Paulo Perti Barros, o evento objetiva debater a respeito das cadeias produtivas da indústria, dos serviços e da agroindústria. Segundo os docentes, a produção da Amazônia Ocidental tem como pilar organizacional a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e, nesse sentido, a Semana vem debater a atualização de seu papel institucional.

Para o coordenador, o objetivo original da Suframa estava pautado no desenvolvimento econômico para a Amazônia, a partir de incentivos fiscais, tributários, e outros mais de modo que as empresas viessem para cá”, disse Del Fiore. Ele ressalta que, as empresas instaladas no Polo Industrial se ocupam de posições na cadeia de produção de modo que estejam se beneficiando com algum tipo de transferência tecnológica, o que torna o Polo Industrial competitivo, do ponto de vista global, assegura Del Fiori.

Para o professor, a inserção no Polo Industrial, atualmente, não é a mesma que há trinta anos. “É importante o debate porque podemos fazer análises e desenvolver diagnósticos, de modo a formular políticas de Estado e empresariais, para que alcance interesses econômicos e sociais. Sabemos que somente com debate aberto das diferentes posições de empresários, de representantes das agências públicas e da sociedade, é que poderemos estabelecer critérios adequados para alcançar o desenvolvimento desejado. Por exemplo, sabemos que a biotecnologia e as indústrias relacionadas podem ser de grande relevância para o nosso desenvolvimento”, completa Del Fiori.

O professor considera importante a realização da Semana de Economia para a comunidade interna, uma vez que oCoordenadores da VII Semana de Economia professores Paulo Berti Barros (à esquerda) e Diogo Del Fiori (à direita)Coordenadores da VII Semana de Economia professores Paulo Berti Barros (à esquerda) e Diogo Del Fiori (à direita) tema afeta a toda sociedade amazonense. “Entender o papel da Suframa, o significado da Zona Franca de Manaus e o Polo Industrial é compreender as implicações econômicas, sociais e políticas”, avalia o docente.

Na programação, está prevista a participação de representantes da Suframa, do Centro Integrado da Amazônia (CIAM), da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Sifam, professores especialistas da Ufam e docentes convidados de outras Instituições de Ensino Superior, como os professores Paulo Furquim de Azevedo, José Maria Ferreira Silveira e Liana Carlial, Instituto de Ensino e Pesquisa ( INSPER), da Universidade Estadual de Capinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), respectivamente.

Fonte – Ufam

Foto – Divulgação