Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), o setor de suplementos e vitaminas deve movimentar em torno de R$ 3 bilhões neste ano, um incremento de 12% na comparação com 2021. Os dados confirmam uma mudança gradual nos hábitos de consumo dos brasileiros, com um interesse maior pela suplementação. E por meio do modelo de venda assistida, as farmácias despontam como os mais promissores canais para essa categoria.
Estudos de mercado apontam que cerca de 40% da decisão de compra de suplementos se dá na farmácia. “É um setor que evolui a passos largos, pois a pandemia de Covid-19 direcionou as atenções para os cuidados com a prevenção e, principalmente, para o fortalecimento da imunidade. Mas esse avanço ainda ocorre de maneira desorganizada, já que após a flexibilização da Anvisa a partir de 2018, o mercado se abriu para muitos novos entrantes” destaca Aline Mendonça, diretora de marketing da EMS.
Para a executiva, esse cenário contribui para ampliar as dúvidas do consumidor na aquisição desses produtos. Ela se baseia no exemplo dos Estados Unidos, onde os suplementos e vitaminas atingem cerca de 70% de penetração domiciliar, enquanto no Brasil esse percentual não passa de 20% ”O brasileiro ainda não tem a cultura da prevenção enraizada em sua rotina, o que torna ainda mais desafiador o processo de conscientização dessa necessidade. Por isso, a sinergia entre indústria e varejo farmacêutico e o empenho de ambos nessa conscientização são tão fundamentais para a expansão da suplementação no país”, avalia.
Essa tendência também pode contribuir para a valorização do trabalho do balconista. “Ele é o responsável pelo primeiro contato com o cliente e precisará se cercar de informações que ofereçam total segurança ao shopper na hora da indicação de um suplemento vitamínico”, comenta. Aline acredita nos suplementos e vitaminas como instrumento para reverter estatísticas preocupantes, uma vez que, de acordo com a Abiad, cerca de 98% dos brasileiros não adquirem, apenas com alimentação, a quantidade ideal de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
“Além disso, muitas vezes não associamos alguns dos problemas de saúde que afetam as pessoas à deficiência nutricional. O estado de insônia, por exemplo, pode estar relacionado à carência de vitamina B5 no sangue, bem como a falta da B2 pode desencadear feridas na boca ou descamação da pele, entre outros tantos problemas”, adverte.
EMS redobra aposta no segmentoAlém das marcas já consagradas da EMS, como Gerovital®, Complexo B e o estimulante de apetite
Apevitin BC®, líderes em seus segmentos, a EMS acaba de lançar a linha Suplevit®. Com isso, a expectativa é ampliar sua atuação no mercado, proporcionando acesso à suplementação para todos os brasileiros e, assim, fortalecendo a sua liderança como a maior farmacêutica do Brasil. Em 2022, estima-se um crescimento de 20% no faturamento da categoria.
“Essa transformação no consumo ocorreu principalmente nas farmácias de bairro, o que nos leva a olhar com ainda mais atenção para os mais de 70 mil PDVs associativistas e independentes”, afirma Aline.
A nova linha Suplevit® reúne 11 apresentações, direcionadas a atender todos os perfis de consumidores. Para suprir as necessidades diárias para um bom funcionamento do organismo, os adultos contam com Suplevit A-Z, que reúne 12 vitaminas e minerais; e A-Z Mulher, que leva também em sua formulação o ácido fólico.
Para o cuidado com a beleza, por meio do fortalecimento de cabelos e unhas e a manutenção da pele, está disponível o Suplevit Cabelos e Unhas, com biotina, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. E para a criançada, Suplevit Kids ABCD, que contém nove vitaminas em solução oral, fortalecendo a imunidade e o metabolismo, além de dar energia para brincar e estudar. Juntam-se também à família Suplevit® as quatro apresentações da linha Suplevit C (efervescente e gotas) com vitaminas C e vitamina C + zinco, os aliados da imunidade.
A marca Gerovital, carro-chefe da EMS e existente há mais de 40 anos, ganhou novidades com o lançamento do multivitamínico Gerovital Ômega 3. O produto foi desenvolvido para auxiliar na saúde cardiovascular pois contém EPA e DHA, além das 23 vitaminas e minerais em sua formulação, que auxiliam na imunidade e no metabolismo energético. E para fechar os grandes lançamentos da EMS, chega também ao mercado Nativit DHA com uma fórmula exclusiva adequada às necessidades das mães e bebês durante o período gestacional.
Fonte – Panorama Farmacêutico
Foto – Divulgação



