Durante a internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a presençade familiares junto ao paciente é extremamente valiosa. Em Manaus, a progressiva flexibilização dos horários de visitação já é uma realidade que tem se demonstrado segura e benéfica para todos os envolvidos.
“A hospitalização costuma ser um momento de muita apreensão, mas pode se tornar mais leve quando se tem a companhia de alguém querido. Isso gera o sentimento de segurança, influencia diretamente o psicológico do paciente e, consequentemente, impacta positivamente a recuperação”, ressalta Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica.
A visitação às UTIs em horário estendido é realizada de forma controlada, seguindo especificações previamente alinhadas com a equipe multiprofissional. A iniciativa objetiva fortalecer os pilares da humanização e do acolhimento.
A médica Francisca Ricarte, intensivista coordenadora da UTI do Hospital Rio Negro, que pertence à rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica, explica como funciona o acesso à UTI em Manaus. “A visita é permitida a familiares e pessoas que estejam devidamente autorizadas pelo paciente ou seu responsável legal. Existe restrição de idade, não sendo permitida a permanência de menores. Contudo, há abordagens individualizadas, cujas flexibilizações devem ser alinhadas com as equipes multidisciplinares e com a gestão do hospital”, explicou.
No período das 11h30 às 13h, o médico fornece ao responsável legal os detalhes sobre as condições clínicas do paciente e seus respectivos planos terapêuticos, oportunizando uma escuta ativa e elucidando dúvidas. “Às 14h, permite-se a entrada de um segundo
visitante, facultando-lhe a permanência na UTI até 18h. A seguir, permite-se a entrada de visitante a partir das 20h, concedendo-lhe a permanência na UTI até as 23h. Fora desses horários, a entrada de visitantes deve ser devidamente alinhada com equipe multidisciplinar”, detalhou a médica Francisca Ricarte.
Recomendada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a visita estendida é um indicador de mercado muito importante.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação