Votação pública define o slogan para o Dia Internacional das Cooperativas 2018
Pela primeira vez na história, o slogan foi definido por uma votação em redes sociais onde as “sociedades sustentáveis ??através da cooperação” foi a opção que recebeu o maior apoio, então será o tema oficial para o Dia Internacional das Cooperativas de 2018.
Anteriormente, o Comitê para a Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC) tinha definido o tema central da celebração deste ano seria o de “consumo sustentável e produção de bens e serviços”, que foi relatada dias atrás no âmbito da 56ª sessão da Comissão de Desenvolvimento Social (CSocD56) das Nações Unidas, realizada na cidade de Nova York.
Com este tema principal em mente, colaboradores ao redor do mundo foram convidados a participar na escolha do slogan para o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay), através de uma votação popular no Twitter que a possibilidade de escolher entre 3 alternativas possíveis e em que a opção mais votada foi “Sociedades sustentáveis ??através da cooperação”.
Uma vez que o tema central e o slogan foram escolhidos, espera-se que o logo e o dossiê de imprensa sobre a nova celebração do Dia Internacional sejam disponibilizados em breve.
Por que a sustentabilidade?
A sustentabilidade é parte do DNA das cooperativas, com preocupação com a comunidade sendo o sétimo dos seus princípios orientadores. O tema escolhido pelo COPAC está alinhado também com o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) de 2018: “Transformação para sociedades sustentáveis ??e resilientes”. Durante o HLPF, que terá lugar em Julho, os Estados membros da ONU vai discutir os progressos realizados no cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 6 (água potável e saneamento), 7 (energia acessível e limpa), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (produção e consumo responsáveis) e 15 (vida de ecossistemas terrestres).
As cooperativas têm dois séculos de experiência na construção de sociedades sustentáveis ??e resilientes. Entre alguns exemplos, as cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra em que crescem através de práticas agrícolas sustentáveis. As cooperativas do consumidor apoiam a aquisição sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas de habitação ajudam a garantir habitação segura. Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças à sua proximidade com seus clientes e fornecem acesso financeiro aos mercados locais e até mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviço público trabalham para a transição para a eletricidade mais limpa e o acesso das comunidades rurais à energia e à água.
Graças a dia, os formuladores de políticas locais e internacionais International Co-operative pode aprender como elas contribuem cooperativas para criar sociedades mais sustentáveis ??e resilientes, e direcionar seus esforços para a inclusão de cooperativas em processos políticos relacionados com a sustentabilidade .
Sobre o Dia Internacional das Cooperativas
O Dia Internacional das Cooperativas é celebrado no primeiro sábado de julho de cada ano. O objetivo é aumentar o nível de conscientização sobre a atividade das cooperativas e disseminar massivamente as conquistas do movimento e os ideais de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. O Dia Internacional também visa fortalecer e ampliar as parcerias entre a cooperação internacional, o movimento cooperativo e outros atores, inclusive governos, nos níveis local, nacional e internacional.
Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, através da COPAC, estabelecem conjuntamente o tema da celebração de cada Dia Internacional, que em geral pretende destacar a contribuição do movimento para a solução dos principais problemas mundiais. Em geral, o tema é selecionado na primavera do hemisfério norte. A ACI prepara uma mensagem especial para este Dia, que é divulgada a todos os membros da ICA, organizações internacionais como as Nações Unidas, suas agências de desenvolvimento associadas e a imprensa ao redor do mundo.
Fonte – ACI