Com a finalidade de reunir produtores, técnicos, pesquisadores e diversos segmentos envolvidos na cadeia produtiva de frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e outras, começou hoje e termina amanhã, no município de Rio Preto da Eva, o Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas – Citricultura. O objetivo é identificar demandas e propor soluções para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no Amazonas. O evento é uma promoção do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na programação serão discutidos desafios e melhorias para essa cadeia produtiva no estado, além de apresentar informações sobre inovações tecnológicas para a citricultura.
Nesta quinta-feira (26/10), as atividades do Workshop aconteceram até as 18h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Creche Menino Jesus, bairro Segunda Etapa, no município de Rio Preto da Eva, que é um dos municípios que se destacam na produção agrícola de frutas cítricas no Amazonas. O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, José Olenilson Pinheiro, fez uma apresentação sobre principais tecnologias disponibilizadas pela Embrapa para o Amazonas. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Marcos Garcia, relatou um panorama da cadeia produtiva da citricultura, abordando os desafios e também as tecnologias recomendadas para superar alguns dos problemas enfrentados no estado.
No workshop, profissionais do Instituto Acariquara irão conduzir dinâmicas para troca de experiências entre os participantes, assim como levantamento de demandas por meio da Metodologia para Promoção de Cadeia de Valor, aplicada à Citricultura. Em seguida, haverá a construção coletiva de uma proposta de atuação na cadeia de Citros.
Os resultados desse trabalho serão utilizados como subsídios para a Embrapa Amazônia Ocidental, Sepror e as demais instituições envolvidas, trabalharem em seus planejamentos a fim de orientar ações de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) assim como servir de subsídio para gestores de políticas públicas no setor primário.
Na programação de sexta-feira (27/10), ocorre o Dia de Campo na Fazenda Progresso, localizada no Ramal do Procópio, km 7,5 , também em Rio Preto da Eva, onde se desenvolve o cultivo de citros e serão feitas demonstrações do sistema de cultivo. No Dia de Campo, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), haverá quatro estações onde serão abordadas os seguintes assuntos: implantação da cultura (estação 1); poda e adubação (estação 2) ; principais pragas no citros e colheita (estação 3) ; pós colheita, lavagem, classificação e armazenamento (estação 4).
A citricultura é o sétimo tema de uma série de eventos que faz parte do 1°Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas, realizado ao longo deste ano de 2003. Em cada edição do workshop, vem sendo aplicada essa metodologia, para identificar demandas e proposições a fim de fortalecer o desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas prioritárias no Estado. Neste ano de 2023, foram abordadas as cadeias produtivas da banana e cupuaçu, no mês de maio, em seguida as cadeias da castanha-da-amazônia e do abacaxi, no mês de junho, e da piscicultura e do açaí , no mês de julho.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação