Nesta segunda-feira (4), o diretor do Zona Azul, Nonato Caldeira, se reuniu com a presidente da Associação de Empresários do Vieiralves (AEV), Sônia Rodrigues, com o diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, e com o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Lêda, para falar sobre o retorno do funcionamento do sistema rotativo no bairro Nossa Senhora das Graças, conjunto Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus.
Em 2020, o Zona Azul suspendeu o funcionamento na região por conta da pandemia da Covid-19 e, após quase dois anos, planeja o retorno do estacionamento rotativo junto aos órgãos responsáveis.
Nonato ressaltou a importância do sistema para a área, que concentra grande movimentação de veículos e pessoas. “O Zona Azul trouxe diversos benefícios para a mobilidade no Centro desde a sua implantação. No Vieiralves não foi e não será diferente. Por isso, queremos retomar com as atividades na área o quanto antes e, posteriormente, implantar o sistema no bairro Parque 10”, explicou.
O diretor da Ageman falou da importância do sistema rotativo para a mobilidade na capital. “O Zona Azul é muito necessário para a cidade de Manaus. Diversas capitais e cidades menores por todo o Brasil, já são adeptas ao sistema rotativo. A nossa ideia é ordenar o trânsito local com um trabalho reorganizado iniciado do zero, com uma estratégia do que será feito para levar as melhores soluções para o estacionamento rotativo na capital amazonense, com um pensamento alinhado ao do IMMU, AEV e Zona Azul”, ressaltou Elson Andrade.
Sônia apontou os prós e contras da implantação do sistema, baseando-se na época em que ele funcionava no bairro.
“Uma característica de Manaus é uma certa carência de desorganização de estacionamento de automóveis, e no bairro Vieiralves não está muito diferente. Temos ruas estreitas, volume alto de trânsito, de pessoas, necessitando de um reordenamento do trânsito no local. Temos muitas experiências positivas com o sistema rotativo Zona Azul, mas ainda existem ajustes a serem feitos. Vamos estudar com muita atenção cada etapa para que todos saiam ganhando.” disse Sônia.
Já Lêda falou com todos os órgãos presentes sobre o andamento do projeto para solucionar problemas típicos do Vieiralves. “Já estamos analisando um projeto disponibilizado pelo Zona Azul, para encontrar a melhor solução que leve trafegabilidade para a região do bairro Nossa Senhora das Graças. Com a volta do sistema na área e, assim, minimizar impactos negativos. Grandes cidades já possuem esse sistema, principalmente nas áreas comerciais, e todos podem contar com o IMMU.” disse Edson.
Por fim, ficou definido a apresentação de um cronograma de ações do IMMU para que todo o processo de implantação seja iniciado pela Ageman e Zona Azul, e com ciência da população do Vieiralves.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação