A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (7), da reunião da Câmara Setorial de Borracha Natural do Ministério da Agricultura.
A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, e a represente da Confederação na Câmara, Elaine Cristine, participaram virtualmente da reunião.
Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de ações de curto, médio e longo prazos para fortalecimento da cadeia produtiva da borracha natural.
Dentre elas, medidas relacionadas a ajustes no Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e nos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO), destinação de recursos para pesquisa e inovação para a cadeia.
Outros pontos abordados pelo colegiado foram taxas de juros mais favoráveis para a heveicultura no Plano Safra e criação de Grupo de Trabalho interministerial para análise profunda de questões de importação e exportação de pneus de cargas.
De acordo com Eduarda, também foi discutida a necessidade de regulamentação da profissão de sangrador comercial e sua inclusão na Agricultura Familiar. Todas as sugestões apresentadas pelos membros serão amplamente debatidas em nova reunião, e se necessário, aprofundadas em Grupos de Trabalho específicos.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação