Empresários e produtores de Roraima terão acesso a novas orientações e oportunidades para ampliar suas relações comerciais com países vizinhos durante a 45ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr 2026). O Governo do Estado preparou um espaço dedicado ao comércio exterior no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), com participação de representantes empresariais da Venezuela e da Guiana. A iniciativa pretende aproximar o setor produtivo roraimense dos mercados internacionais, apresentar possibilidades de negócios e facilitar o acesso às informações necessárias para importar e exportar mercadorias. Entre as ações está a apresentação de um manual prático desenvolvido pela Coordenação de Negócios Internacionais da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi). Disponibilizado por meio de QR codes, o material reúne orientações que vão desde o planejamento e a habilitação das empresas até a negociação, documentação, liberação alfandegária e transporte dos produtos. A feira será realizada de 3 a 7 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona rural de Boa Vista.
Comércio exterior abre novas possibilidades para empresas de Roraima
O Governo de Roraima terá um espaço dedicado ao comércio exterior durante a 45ª Expoferr 2026, no estande do Sebrae-RR. A iniciativa contará com a participação de empresários da Venezuela e da Guiana, além de orientações sobre importação, exportação e produção sustentável.
A proposta é aproximar o setor produtivo roraimense dos mercados dos países vizinhos e identificar oportunidades de negócios que possam contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.
Durante a feira, a Coordenação de Negócios Internacionais da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) apresentará um manual prático de comércio exterior. O material terá acesso por meio de QR codes, permitindo que os empresários consultem orientações sobre os procedimentos necessários para realizar operações de importação e exportação.
O conteúdo contempla diferentes etapas do comércio internacional, começando pelo planejamento e pela habilitação das empresas, passando pela negociação e preparação dos documentos, até chegar ao desembaraço aduaneiro e ao embarque das mercadorias.
Segundo o coordenador de Negócios Internacionais da Seadi, Eduardo Oestreicher, o material foi desenvolvido para facilitar o acesso dos empresários às informações necessárias para atuar no mercado internacional.
“O manual, com acesso por QR codes, reúne orientações que ajudam a compreender cada etapa da operação, desde a habilitação da empresa até a liberação e o transporte das mercadorias. A Expoferr é uma vitrine importante para apresentar esses serviços e estimular novas possibilidades de negócios para Roraima”, destacou.
Integração regional pode fortalecer os negócios
Além das orientações técnicas, o espaço dedicado ao comércio exterior permitirá a troca de experiências e a apresentação de soluções relacionadas à produção sustentável.
A participação de representantes da Venezuela e da Guiana também busca aproximar empresários roraimenses de potenciais parceiros comerciais, ampliando as possibilidades de integração econômica entre os países.
Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Cássio Gomes, a presença da Seadi na feira representa uma oportunidade de aproximar o setor empresarial das possibilidades de comércio com os países vizinhos.
“A presença de representantes da Venezuela e da Guiana e a apresentação de ferramentas que orientam o comércio exterior demonstram o potencial da integração regional para gerar oportunidades e movimentar a economia. Convidamos a população, os empreendedores e os produtores a prestigiarem a feira e conhecerem as iniciativas do Governo do Estado para fortalecer o desenvolvimento econômico”, ressaltou.
Expoferr reúne negócios, tecnologia e produção agropecuária
A 45ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr 2026) será realizada de 3 a 7 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na zona rural de Boa Vista.
Promovida pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr), a feira reúne atividades voltadas aos negócios, inovação, tecnologia, produção agropecuária e atrações culturais.
O evento conta com patrocínio da Sicredi, Âmbar Energia e Amaggi.
A programação também oferece espaço para iniciativas que buscam ampliar a competitividade das empresas e fortalecer as relações comerciais de Roraima com outros mercados.
A apresentação das ferramentas de comércio exterior integra esse conjunto de ações, colocando em evidência a importância da aproximação com os países vizinhos para a abertura de novas oportunidades econômicas.
Fonte – Governo do Estado de Roraima — Secretaria Social de Comunicação (Secom).
Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews
Foto – Pedro Guereiro/Agência Pará
comércio exterior em Roraima exportação e importação
LEIA TAMBÉM
Novo projeto na Câmara reconhece cultivo de café como alternativa de reflorestamento na Amazônia Legal – https://radiowebcoopnews.com.br/novo-projeto-na-camara-reconhece-cultivo-de-cafe-como-alternativa-de-reflorestamento-na-amazonia-legal/




