Geral

Maior encontro de cooperativismo do Brasil vai reunir 400 cooperativas em Brasília

As cooperativas vão conhecer ações e oportunidades por meio de programas, acordos técnicos e editais do MDA.
A segunda edição do Encontro Nacional deve contar com representantes de 26 estados e do Distrito Federal.
O evento, promovido pelo MDA, será espaço de diálogo entre centrais, cooperativas e governo.

Entre os dias 8 a 11 de setembro, a capital federal receberá o maior evento de cooperativismo do país, o 2º Encontro Nacional de Cooperativismo – Coopera Mais Brasil, em celebração a um ano do programa Coopera Mais, reunindo cerca de 400 cooperativas de 26 estados e do Distrito Federal representando cerca de 200 mil famílias agricultoras de diferentes cadeias produtivas, como mel, frutas, verduras, geleias, queijos, leite, hortaliças, grãos e outros.

Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o encontro será um espaço de diálogo entre centrais, cooperativas e governo, promovendo conexões, construindo políticas públicas e fortalecendo a agricultura familiar em âmbito nacional.

Na abertura oficial do evento, o ministro do MDA, Paulo Teixeira, anunciará um pacote de medidas do Governo do Brasil para o setor. Serão R$ 600 milhões destinados a ações de crédito, bioinsumos, inovação, tecnologias e redes de apoio que beneficiarão diretamente cooperativas e cooperados em diversas regiões do Brasil.

As cooperativas terão acesso às ações por meio de programas, acordos técnicos e editais coordenados pelo MDA. Esses programas têm como foco promover o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo, fortalecendo a agricultura familiar, na segurança alimentar e nutricional e na reforma agrária.

As medidas também contemplam povos e comunidades tradicionais e quilombolas, ampliando acesso à terra e a serviços. Além disso, fortalecem a autonomia das comunidades e contribuem para a geração de valor e renda. Com isso, reforçam o papel da agricultura familiar no desenvolvimento do país e na garantia do abastecimento alimentar dos brasileiros.

Com uma programação diversificada e conteúdo de alta relevância, o Encontro promete ser um marco no fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar brasileira.

 

Fonte – MDA

Foto – Divulgação/MDA e Jus Brasil

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps