Geral

Bem-estar financeiro ganha espaço no centro das decisões do futuro

Fórum do Sicredi reuniu lideranças e especialistas para discutir inclusão financeira e planejamento de longo prazo.
Evento destacou a importância do comportamento financeiro na construção de uma vida mais equilibrada e sustentável.
Com mais de 400 convidados, debate reforçou caminhos para ampliar o bem-estar financeiro da população.

O bem-estar financeiro foi um dos principais temas debatidos durante o Fórum do Sicredi, que reuniu mais de 400 convidados entre lideranças e especialistas. O encontro promoveu discussões sobre comportamento financeiro, inclusão financeira e planejamento de longo prazo. Participantes destacaram a importância da educação e da organização das finanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O evento também abordou desafios econômicos e estratégias para ampliar o acesso a serviços financeiros. A iniciativa reforçou a necessidade de construir uma relação mais consciente e sustentável com o dinheiro.

O Sicredi reuniu mais de 400 convidados nesta quarta-feira (20), em São Paulo, durante o primeiro Fórum de Bem-Estar Financeiro. O evento teve como objetivo ampliar e qualificar o debate sobre bem-estar financeiro, um tema cada vez mais estratégico para o desenvolvimento econômico sustentável, a estabilidade do sistema financeiro e a promoção da cidadania financeira no país. Ao longo da manhã, os painéis abordaram temas como comportamento financeiro, inclusão, inovação, planejamento de longo prazo, saúde mental e o impacto das emoções nas decisões econômicas.

Durante a abertura do evento, o presidente da Central PR/SP/RJ e diretor do WOCCU (World Council of Credit Unions), Manfred Dasenbrock, destacou a conexão entre o bem-estar financeiro e os princípios cooperativistas, especialmente o interesse pela comunidade. “A educação financeira é um pilar essencial das cooperativas que integram o Sicredi. Quando falamos em bem-estar financeiro, falamos de uma ambição coletiva: apoiar nossos associados para que alcancem esse equilíbrio e, a partir disso, gerar um impacto positivo nas comunidades onde atuamos. Pessoas com maior bem-estar financeiro também influenciam positivamente o seu entorno. Estar aqui é motivo de orgulho e uma oportunidade de troca e construção conjunta para avançarmos nesse tema”, destacou.

Para César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, o bem-estar financeiro é uma questão de saúde social e não apenas individual. “Bem-estar financeiro deixou de ser apenas um tema individual. Hoje, impacta diretamente a resiliência econômica das famílias, das empresas e da sociedade como um todo, inclusive a saúde financeira e mental da população”, afirmou. O executivo destacou ainda a expansão da presença física do Sicredi, que já ultrapassa 3 mil agências em todo o país, contribuindo para uma atuação mais próxima e consultiva junto aos associados, com orientação adequada às necessidades de cada perfil.

Para Michael Norton, professor da Harvard Business School que apresentou a palestra de encerramento sobre comportamento, emoções e escolhas financeiras, a educação financeira desempenha papel central na construção de uma sociedade mais preparada. “Promover educação financeira é ampliar a capacidade das pessoas de fazer escolhas melhores, planejar o futuro e viver com mais segurança e confiança”, destacou.

A iniciativa integrou as ações do Sicredi durante a 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) e reforça a relevância do tema, em um momento em que o desafio já não é apenas o acesso ao sistema financeiro, mas a qualidade das decisões ao longo do tempo.

Além da presença das lideranças do Sicredi e do professor da Harvard Business School, a programação reuniu autoridades do Banco Central do Brasil, representado por Izabela Correa, Luis Mansur e Livia Bastos Gratz, além de instituições como a Febraban, com Isaac Sidney e Amaury Oliva; FGV EAESP, com Mateus Canniatti Ponchio; Open Finance Brasil, com Ana Carla Abrão; Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), com Diego Perez; Associação Brasileira de Bancos (ABBC), com Leandro Vilain; Sistema OCB, com Tânia Zanella; e ainda especialistas como Dirlene Silva (DS Estratégias) e Vivian Rodrigues (Nossa – Escola de Planejadores Financeiros).

Bem-estar financeiro e atuação do Sicredi

Segundo a OCDE e o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), bem-estar financeiro é a capacidade de cumprir obrigações financeiras no presente, manter segurança em relação ao futuro e ter liberdade para fazer escolhas de vida, combinando aspectos objetivos, como renda e poupança, e subjetivos, como sensação de controle e tranquilidade.

No Sicredi, o tema é tratado de forma estruturada na relação com os associados. A instituição acompanha a evolução da saúde financeira por meio de indicador próprio e desenvolve iniciativas que estimulam uma relação mais equilibrada com o dinheiro.

Na prática, essa atuação inclui orientação financeira nas agências, ferramentas de autodiagnóstico, conteúdos educativos e capacitação dos colaboradores para uma abordagem mais consultiva. O objetivo é apoiar decisões mais conscientes e sustentáveis ao longo do tempo. Mais informações sobre as ações de educação financeira do Sicredi em Educação Financeira.

 

 

Fonte – Ascom

Texto com apoio da Inteligência Artificial/ edição da Coopnews

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps