Cultura

Teatro Amazonas recebe jovens talentos de até 14 anos em concerto especial com a OCA no Dia das Crianças

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta o “Concerto das Crianças Solistas” sob regência de Marcelo de Jesus no dia 12 de outubro.
Apresentação reúne instrumentistas de 8 a 14 anos tocando violino, piano e contrabaixo ao lado de músicos profissionais.
Espetáculo valoriza a formação musical local com repertório que vai dos clássicos de Vivaldi e Bach até temas de cinema e videogames.

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) celebra o Dia das Crianças com uma apresentação dedicada ao talento da nova geração da música amazonense. No dia 12 de outubro, às 19h, o histórico palco do Teatro Amazonas recebe o “Concerto das Crianças Solistas”, sob a direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus. O espetáculo reúne jovens instrumentistas com idades entre 8 e 14 anos que atuarão como solistas acompanhados pela orquestra. Destaques da formação musical em Manaus, as crianças e adolescentes apresentarão obras executadas no violino, piano e contrabaixo. O programa diversificado abrange desde composições eruditas de mestres como Antonio Vivaldi, Heitor Villa-Lobos, Joseph Haydn e Johann Sebastian Bach até temas conhecidos do universo dos jogos eletrônicos e do cinema, como as trilhas de Sea of Thieves e Piratas do Caribe. A iniciativa celebra o aprendizado e a dedicação dos jovens estudantes e de seus professores, transformando a data festiva em um marcante encontro de gerações no mais importante símbolo cultural do Estado. Os ingressos custam R$ 10 para plateia e frisas, com entrada gratuita para o 1º, 2º e 3º pavimentos.

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) celebra o Dia das Crianças com uma apresentação dedicada aos novos talentos da música. No dia 12 de outubro, às 19h, o Teatro Amazonas recebe o “Concerto das Crianças Solistas”, que reúne jovens instrumentistas de 8 a 14 anos como solistas ao lado da orquestra, sob a direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus.

O concerto coloca em evidência crianças e adolescentes que vêm desenvolvendo seus estudos musicais no violino, piano e contrabaixo. O programa percorre diferentes períodos e linguagens musicais, reunindo obras de Antonio Vivaldi, Heitor Villa-Lobos, Ferdinand Küchler, Joseph Haydn, Johann Sebastian Bach, Aram Khachaturian e Chick Corea, além de temas bastante conhecidos do universo dos games e do cinema.

A apresentação começa com Natália Tavares, de 8 anos, no violino, interpretando o primeiro movimento do Concerto em ré maior, Op. 3 nº 9, RV 230, de Antonio Vivaldi. Em seguida, Asafe Elias, de 11 anos, apresenta ao piano a peça Todo o mundo passa, de Heitor Villa-Lobos. Rebeca Saraiva Gomes Henriques, de 12 anos, será a solista no primeiro movimento do Concertino Op. 11, de Ferdinand Küchler. Ao piano, Enzo Valentim Vieira, de 10 anos, interpreta o primeiro e o terceiro movimentos do Concertino em dó maior, de Joseph Haydn.

A música de Vivaldi retorna ao palco com o Concerto em lá menor, Op. 3 nº 6, RV 356. Benjamin Barros, de 9 anos, interpreta o primeiro movimento, Allegro, enquanto Manuela Soares, também de 9 anos, apresenta o terceiro movimento, Presto. Joana Mello, de 12 anos, interpreta ao violino o primeiro movimento do Concerto para violino em sol maior, Hob. VIIa:4, de Joseph Haydn. Já Guilherme Viana, de 9 anos, será o solista no primeiro movimento do Concerto para violino em lá menor, BWV 1041, de Johann Sebastian Bach.

O contrabaixo também ganha espaço no programa com Ivan Velikov, de 14 anos, interpretando a obra Andantino, de Aram Khachaturian.

O repertório se aproxima ainda do universo dos games e do cinema. Ao piano, Davi Santos, de 12 anos, interpreta Bosun Bill, do jogo Sea of Thieves, enquanto Miguel Santos, de 14 anos, apresenta He’s a Pirate, famoso tema do filme Piratas do Caribe. João Gabriel Amoedo Lima, de 10 anos, completa o programa ao piano com a composição Spain, de Chick Corea.

Além de proporcionar aos jovens músicos a experiência marcante de atuar como solistas acompanhados por uma orquestra profissional, o “Concerto das Crianças Solistas” celebra o empenho na formação musical desenvolvido por seus professores. Os violinistas contam com a orientação técnica de Ariel Sanches, Benício Barros, Giovanny Conte, Irina Glibka e Núbia Barros. No piano, a preparação é conduzida pelos docentes Anderson Farias, Átila de Paula, Gabriela Prates e Pedro Panilha. No contrabaixo, a instrução fica a cargo de Miroslava Krastanova.

Sob regência de Marcelo de Jesus, a apresentação transforma a celebração do Dia das Crianças em um momento de troca entre gerações, dando protagonismo aos jovens instrumentistas no palco do Teatro Amazonas.

A apresentação possui classificação livre. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) para a plateia e as frisas, enquanto o acesso ao 1º, 2º e 3º pavimentos é gratuito para o público.

 

 

Fonte – Ascom

Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews

Foto – Divulgação/Ascom

 

Concerto das Crianças Solistas – Teatro Amazonas Orquestra de Câmara

LEIA TAMBÉM

Teatro celebra sua força no Amazonas com memória, cultura e histórias do beiradão – https://radiowebcoopnews.com.br/teatro-celebra-sua-forca-no-amazonas-com-memoria-cultura-e-historias-do-beiradao/

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps