No próximo dia 21, começa o maior evento de produtos fresh do Reino Unido, o London Produce Show 2022. A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto FRUTAS DO BRASIL, participa com o objetivo de promover as frutas tropicais brasileiras neste importante mercado importador.
O Reino Unido é um importante parceiro da fruticultura brasileira de exportação e responsável por 15,7% do volume total de frutas exportadas pelo Brasil. Em 2021, essas exportações representaram 183,5 mil toneladas de frutas frescas com faturamento de US$ 167,2 milhões. Para 2022, o setor espera um crescimento de 20% em volume e valor, basicamente em função do aumento, em todo o mundo, no consumo de produtos mais saudáveis, inclusive no UK.
O Reino Unido importa aproximadamente 80% das frutas que consome e, com o Brexit, a saída da nação do bloco de países da União Europeia (EU), o Brasil tem uma ótima oportunidade de tornar-se o maior e principal fornecedor das frutas tropicais consumidas naquele mercado.
“ESTAREMOS PROMOVENDO AS FRUTAS BRASILEIRAS PARA ESTE DESTINO DE NOSSAS EXPORTAÇÕES EM UM MOMENTO MUITO ESPECIAL, POIS A CADEIA PRODUTIVA DE FRUTAS DO UK ESTÁ SENDO REORGANIZADA. ESTE É UM MERCADO MUITO IMPORTANTE PARA NÓS PELO VOLUME DAS FRUTAS QUE IMPORTA E PELOS ENTRAVES BUROCRÁTICOS QUE CAUSAM ALGUM PROBLEMA DE ABASTECIMENTO, PRINCIPALMENTE DE PRODUTOS DA EU, AINDA COMO EFEITO DO BREXIT”, DISSE O GERENTE TÉCNICO DA ABRAFRUTAS, JORGE DE SOUZA.
PARTICIPAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS
Durante o London Produce Show, a Abrafrutas irá reunir os cinco principais influenciadores digitais do Reino Unido na área de alimentação saudável para que os mesmos possam conhecer o sabor, a qualidade, a diversidade e os modelos sustentáveis de produção das frutas brasileiras. Eles terão a oportunidade de conversar com os exportadores presentes sobre esses temas, incluindo aspectos de distribuição e comercialização das frutas exportadas. A área de segurança de alimentos, principalmente nos detalhes de controle de contaminações químicas e biológicas, deverá ser também, matéria de interesse de todos.
Souza conta que os exportadores vão destacar o comprometimento e engajamento dos produtores brasileiros com as práticas agrícolas sustentáveis, nas quais aspectos econômicos, sociais e ambientais são integrados, de maneira a atender às expectativas dos consumidores britânicos quanto aos valores presentes hoje na área de alimentos naquela sociedade.
“OS PRODUTORES ESTÃO COMPROMETIDOS COM TODAS ESSAS QUESTÕES E TEM ADOTADO DIVERSAS PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA PRODUZIR MELHOR, DE FORMA MAIS EFICIENTE E INTEGRADA ÀS QUESTÕES DE INCLUSÃO SOCIAL, PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E REDUÇÃO DOS FATORES CRÍTICOS PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”.
DEMONSTRAÇÃO GASTRONÔMICA
A Abrafrutas oferecerá também aos participantes e influenciadores presentes no London Produce Show, uma demonstração gastronômica com melões, uvas, melancias, mangas e limões produzidos no Brasil e que são as principais espécies de frutas exportadas para o Reino Unido, em receitas especiais integradas à culinária britânica, criadas e preparadas pela renomada chef brasileira Luciana Berry, estrela da gastronomia Londrina.
Berry é conhecida por já ter participado em diversos programas voltados à alta gastronomia, como o Master Chef da BBC, em 2014, e o Top Chef Brasil, em 2020, quando foi a vencedora.
“SERÁ SEM DÚVIDA, UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA FALAR COM OS BRITÂNICOS SOBRE AS FRUTAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DOS RENOMADOS INFLUENCIADORES QUE, JUNTOS, REPRESENTAM MAIS DE 600 MIL SEGUIDORES. ALÉM DISSO, REALIZAR NEGÓCIOS COM OS IMPORTADORES QUE, CERTAMENTE, ESTARÃO PARTICIPANDO DO SHOW”, CONCLUIU JORGE DE SOUZA
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação