Geral

Agricultores e empresários em Roraima conhecem ferramentas públicas para ampliar acesso aos mercados

Agricultores, empresários locais, profissionais liberais entre outras categorias tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (2), de conhecer um pouco mais sobre a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Roraima. A estatal esteve presente na 2ª edição do Investe Roraima, evento que busca o fortalecimento do ambiente de negócios.

O objetivo da Companhia ao participar do evento foi mostrar, tanto para os agricultores como para os possíveis compradores, as ferramentas públicas existentes no apoio à ampliação do acesso aos mercados. Na ocasião, foi apresentado o funcionamento dos principais programas de apoio à produção, executados pela Conab. Entre os destaques está o Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo PAA, e suas diversas modalidades.

“Mostraremos como funciona a Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia”, explica o gerente de Operações e de Suporte Estratégico da estatal, Janderson Maués. “Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional.”

Outro mecanismo de destaque é o “Leilão pra Você”, uma plataforma transparente que apoia agentes privados e públicos para compra, venda ou troca de produtos, insumos e serviços ligados ao agro, priorizando as necessidades da negociação. O serviço pode ser solicitado por qualquer pessoa interessada em realizar uma das operações citadas, basta acessar a plataforma para informações de documentação e contatar a Companhia em um dos canais disponibilizados. O procedimento é oferecido de forma gratuita para quem utiliza o sistema, sejam agentes privados ou públicos.

O encontro também trouxe orientações aos pequenos criadores sobre como participar do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Conab, que oferta milho a preços de mercado atacadista para uso na ração animal.

O Investe Roraima tem a programação aberta ao público e é realizado até esta sexta-feira (3), no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a partir das 14h, em formato híbrido (presencial com número limitado de convidados e com transmissão ao vivo, devido à pandemia do coronavírus).

 

Fonte – Conab

Foto – Divulgação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps