Geral

Agropecuária avança 12,2% no 1º trimestre de 2025 e puxa crescimento do PIB

O setor agropecuário cresceu 12,2%, puxado, principalmente, pela projeção de alta de 13,3% na colheita da soja neste ano.
Os dados foram divulgados na sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O PIB avançou 2,9%, sendo que um quarto desse crescimento foi impulsionado pela agropecuária.

Agro e o PIB – A agropecuária cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao último trimestre de 2024, e impulsionou o avanço de 1,4% Produto Interno Bruto (PIB) no período.

Os dados foram divulgados na sexta-feira (30) pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao primeiro trimestre de 2024, o PIB avançou 2,9%, sendo que um quarto desse crescimento foi puxado pela agropecuária, diz a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Soja puxou alta do agro

Na comparação anual, o agro cresceu 10,2%, puxado, principalmente, pela projeção de crescimento de 13,3% da colheita da soja este ano.
Outros plantios estão projeções de alta, como o milho (11,8%), arroz (12,2%) e fumo (25,2%).

No caso da soja, a colheita deve ser recorde na temporada 2024/25 e alcançar 168 milhões de toneladas. Até a primeira semana de maio, 97,7% da colheita já foi concluída, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A soja, quando tem um bom desempenho, costuma ter destaque no PIB do primeiro trimestre porque a colheita se concentra de janeiro a maio.

“É por isso que é provável que esse número não se sustente ao longo do ano, porque é um número muito concentrado no primeiro trimestre e um pouco no segundo trimestre”, diz a economista Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB-FGV.

 

 

Fonte – OvoSite, com informações da Reuters

Foto – MIA

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps