A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), iniciou, nesta semana, o calendário de ações que visam ordenar e desenvolver a atividade turística no Estado. O primeiro município a receber as ações do Órgão Estadual de Turismo foi Iranduba (localizado a 40 quilômetros de Manaus).
O calendário de Oficinas Participativas de Ordenamento do Turismo e de Visitas Técnicas aos Atrativos Naturais e Culturais dos municípios tem ações programadas para oito município até o final de março. Além de Iranduba, Presidente Figueiredo, Borba, Santa Isabel do Rio Negro, Itacoatiara, Careiro, Nhamundá e Autazes estão na lista dessa primeira etapa de trabalho.
De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, a programação das oficinas é para o primeiro trimestre de 2018, mas que, ao longo do ano, outros municípios irão receber as ações do Governo do Amazonas voltadas para a atividade turística. “A proposta é levar esse trabalho para um número maior de municípios, seguindo a orientação do governador Amazonino Mendes. Agora chegou o momento de efetivar as ações que nos dará norte para desenvolver a atividade turística em nosso Estado”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.
Iranduba – Em parceria com a prefeitura do município, a Oficina Participativa de Ordenamento do Turismo ocorreu na escola Isaías Vasconcelos, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 17 e 18. Durante os dois dias, os participantes participaram de ciclos de palestras com os temas Turismo no Amazonas; Legislação Turística; Segmentos do Turismo; Qualidade no Atendimento ao Visitante; Educação Patrimonial e Ambiental.
“Falamos de alguns estudos de casos sobre o turismo comunitário no Amazonas e no final elaboramos uma matriz de responsabilidade para que todos os participantes saibam de suas responsabilidades para desenvolver a atividade no município”, disse o professor Francisco Girão, técnico da Amazonastur responsável pelas oficinas
O prefeito de Iranduba, Francisco Gomes da Silva, agradeceu a parceria do Órgão Estadual de Turismo para a fomentação e incentivo da atividade turística no município. “Estamos dispostos a fortalecer ainda mais essa parceria e trabalhar de maneira mais profissional o turismo para que essa atividade possa contribuir de maneira efetiva no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito.
Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) é o segundo município a receber as ações, voltadas para o Turismo. A oficina e a visita técnica na ‘Terra das Cachoeiras’ vai ocorrer de 23 a 24 de janeiro.
Fonte – Secom