Experiências lúdicas e educativas de sensibilização ambiental serão realizadas nesta sexta-feira (31) pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). As atividades serão realizadas das 14h às 16h, no Bosque da Ciência do Inpa, que fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus.
As crianças inscritas nas atividades participarão de cineminha na floresta e jogos didáticos sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia. As inscrições podem ser realizadas no link: . As vagas são limitadas.
Segundo a Educadora Ambiental do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Jamylle de Souza, por meio das artes, mídias e experiências dialógicas em ambiente de floresta, os participantes podem ampliar os conhecimentos a respeito dos mamíferos aquáticos da Amazônia. “Além de brincar, as crianças e os responsáveis vão entender melhor sobre o trabalho que desenvolvemos em prol da proteção dessas espécies e dos ecossistemas associados”, explica a bióloga.
Podem participar das atividades crianças com idade entre 5 anos e 10 anos, acompanhadas de uma pessoa responsável que deverá inscrevê-la gratuitamente. O acesso ao Bosque da Ciência custa R$ 5 por pessoa, mas a entrada é gratuita para crianças até 10 anos e para adultos a partir de 60 anos. É recomendável trazer para as crianças: água, lanche e repelente.
O Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental da Ampa tem como principal objetivo promover ações para o envolvimento e formação dos mais diferentes atores sociais no cuidado e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia e ecossistemas associados.
Atualmente, a Ampa desenvolve atividades de educação ambiental para os mais diferentes grupos em locais como Parque Aquático Robin Best – área dos tanques dos peixes-bois no Inpa, escolas de Manaus e em comunidades ribeirinhas, no interior do Amazonas.
Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia
O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é executado pela Ampa e tem como seu principal parceiro o Inpa.
O objetivo principal do Projeto é proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio de estudos científicos e da integração com as comunidades ribeirinhas, que aprendem a utilizar de forma sustentável os habitats, e dessa forma atuam na conservação destas espécies vulneráveis, presentes na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Fonte – Inpa
Foto – Divulgação