Dentre as ideias de negócios mais procuradas em 2022, no Portal Sebrae, as atividades relacionadas ao mercado imobiliário ganharam grande destaque, sendo o terceiro conteúdo mais acessado. A boa notícia para o empreendedor que busca abrir uma empresa no ramo, é que cenário nesse setor é muito positivo, com registro de crescimento contínuo nos últimos anos.
Apesar de fatores de grande relevância afetados pelas dificuldades econômicas e pelo período conturbado da pandemia, o grande fomentador do setor imobiliário foi a redução dos juros e a melhora no acesso aos financiamentos habitacionais.
“Após a crise econômica de 2014 a 2016, do aumento da inflação e do desemprego, o mercado imobiliário sofreu um grande golpe. Em 2019, o setor começou a esboçar uma pequena melhoria com a retomada econômica e redução dos juros sinalizando mudanças positivas”, explica a gerente de Soluções e Inovação do Sebrae Rio, Raquel Abrantes.
Ainda de acordo com Raquel, tendo em vista o cenário pandêmico, houve uma mudança de comportamento migratório para o interior e uma busca de lugares com maior espaço, adaptabilidade e qualidade de vida. “A compra do aconchego aliada ao home office fez surgirem novos empreendimentos e oportunidades de negócio”, avalia.
O segmento empresarial das imobiliárias tornou-se muito importante com o crescimento das cidades, pois comprar o imóvel ideal passou a ser um processo que envolve muita pesquisa, bem como possibilitou o aumento de investimentos na área, transformando esse mercado num dos principais componentes da economia nacional.
Mas, de que forma esse mercado pode ser interessante para um empreendedor? Existem diversas oportunidades mercadológicas a serem exploradas que vão da avaliação imobiliária, aluguel, negociação de compra e venda, além das ações focadas no bem-estar como decoração, arquitetura; serviços especializados etc.
Depois de entender as diversas possibilidades que esse setor pode oferecer, é importante se atentar aos primeiros passos para montar um negócio de sucesso. Para isso, o Sebrae traz dicas que podem ajudar os futuros empreendedores a desempenharem um trabalho essencial de aproximação entre os proprietários de imóveis e os potenciais locadores ou compradores.
• Uma imobiliária e seus corretores precisam ser credenciados pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, cuja instituição pode ser encontrada nos estados da Federação e no Distrito Federal;
• Cada passo é muito importante nesse ramo, principalmente um bom planejamento e uma estrutura de atendimento qualificada;
• Estar atualizado sobre potenciais áreas de interesse em sua região vai ajudar o seu negócio a oferecer oportunidades para clientes que desejam investir em áreas de crescimento;
• Construir um amplo catálogo de imóveis com opções para agradar todos os tipos de cliente é uma boa estratégia para fechar contratos;
• Além de buscar sempre novos clientes, manter um bom relacionamento com clientes antigos pode gerar boas indicações e negociações futuras.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação