Após abertura do mercado chileno para o limão taiti brasileiro em janeiro deste ano, o Brasil envia a primeira carga da fruta ao país latino-americano. Foram embarcadas cerca de 24 mil Kg de limão. A abertura do mercado aconteceu logo após uma comitiva de produtores exportadores irem ao Chile no final do ano passado para conhecer as particularidades do mercado, bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística etc.
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve inserida diretamente no processo de abertura e na missão comercial em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A Associação avalia essa conquista como muito importante para o setor, visto que os embarques podem resultar na diminuição da dependência do Brasil nos envios de frutas brasileiras ao mercado europeu. 58% de todas as frutas exportadas vão para a Europa, aumentar e diversificar o mercado é uma das metas do Setor.
A Be Fruit Comércio e Exportação Ltda, associada a Abrafrutas foi a primeira empresa a enviar o limão para o Chile. Segundo o diretor da Be Fruit, Luiz Eduardo Rafaelli, apesar dos desafios em se posicionar no mercado, o Brasil tem grande potencial para alcançar 50% deste mercado que importou US$ 5 milhões da fruta no ano passado.
O limão que é apreciado no mercado nacional e internacional, pode ser usado como tempero de diversos pratos, na preparação de sucos e bebidas ou como ingrediente para sobremesas.
Famoso não somente na culinária, o limão ganhou destaque também devido à exportação do produto, que tem crescido a cada ano e está no topo das principais frutas exportadas pelo país. Em 2021, o Brasil exportou mais de 144,9 mil toneladas de limão. Crescimento de 21% em volume e valor com receita de US$ 123,8 milhões.
Fonte – Abrafrutas
Foto – Divulgação