Enquanto alguns esperam ansiosamente pelo Carnaval para se divertir ou até mesmo descansar, outros estão focados em aproveitar a época para faturar. A folia antecipada está cada vez mais consolidada em várias partes do país como uma espécie de “esquenta”. Alguns segmentos já estão preparados para lucrar mais, agregar valor à marca e ter ideias criativas para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços relacionados ao período. É o caso do segmento de fantasias e acessórios que nesta época do ano investe pesado para alavancar as vendas e, em muitos casos, até inicia suas operações nesta época
Os donos de pequenos negócios tradicionalmente mais relacionados ao Carnaval, como por exemplo, alimentação e bebidas, turismo e transportes também não podem perder a chance de incrementar as vendas. Para isso, o Sebrae indica que o empreendedor esteja preparado para aproveitar o momento que aquece a economia de todo o país. “Gostando ou não da festa, é hora de aproveitar a data para chamar atenção, de uma forma que atraia novos clientes, além de fidelizar os atuais consumidores. Esteja presente nas redes sociais, seja criativo, alegre, tenha o seu perfil sempre atualizado e principalmente, interaja com seus clientes. Além disso, faça promoções de produtos específicos ou agregue serviços que tenham a ver com esse período, pensando em fidelizar a clientela, seja oferecendo algum bônus/cupons promocionais para compras futuras ou até estabelecendo parcerias com empresas complementares à sua”, recomenda a analista do Sebrae Hannah Salmen. “Também é importante dar destaque aos produtos ou serviços relacionados à festa. Perceba se há algum item que poderia ser comercializado apenas nessa época do ano e coloque-o em evidência. Saiba se diferenciar e aposte em embalagens personalizadas com alguma utilidade para a folia”, acrescenta.
Mercado aquecido
Há menos de um mês da folia começar, a proprietária da loja de fantasias Bem Lindinha, em Brasília, Iolanda Martins, está bastante otimista para o período, que segundo ela, é o melhor do ano. “Meu estoque está tão cheio, que estou tendo que trazer parte da mercadoria para casa. Esperamos um aumento nas vendas em torno de 70%, mas trabalhamos para ultrapassar essa marca”, disse.
O novo estoque já chegou, repleto de glitter, brincos coloridos, tiaras e ombreiras bem chamativas. Além de fantasias, a loja oferece acessórios variados e artigos para festas de outras datas comemorativas. Com mais de 15 anos de experiência no ramo, a empresária investe nas novidades e faz divulgação, principalmente, para clientes mais antigos. “Eu entro em contato com o pessoal dos bloquinhos de rua, dou brindes e faço questão de oferecer produtos com preços mais atrativos do que o segmento de aluguel”, contou.
Desde o ano passado, a loja teve a ideia de realizar uma parceria para oferecer serviço de maquiagem, especialmente para o feriado, e com isso atrair mais foliões. Para atender à demanda que cada vez mais aumenta na cidade, ela pretende realizar novas contratações e antecipar férias de outros funcionários. “Como uma funcionária saiu, a ideia é contratar uma para o lugar dela e mais uma somente para o período do Carnaval”, adiantou.
Apesar de trabalhar com figurinos e fantasias especiais para eventos, festas e teatro, a dona da loja Dreamland Ateliê, Mônica Dantas, também quer aproveitar o período para lucrar. “Vejo uma melhora no comércio com um todo, reflexo de uma economia que voltou a crescer. Somente no Carnaval, a expectativa é de aumentar os ganhos em 50%”, avaliou. Para a folia, a loja investe na produção de fantasias mais clássicas, como palhaço, bailarina, baiana e de Carmem Miranda. A divulgação é focada nas redes sociais, de onde vem a maioria das vendas.
Fonte – Sebrae
Foto – Divulgação