Turismo

Cerca de 160 municípios da Região Norte estão incluidos no Mapa do Turismo

Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local. Isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.

Dados mais recentes do Ministério do Turismo mostram que mais da metade dos municípios brasileiros entenderam a importância da ferramenta e fazem parte do Mapa: são 2.940 municípios inseridos na plataforma, o que representa 53% do total de cidades brasileiras existentes (que são 5.568 no total).

Atualmente, o Mapa está composto por 338 regiões turísticas, sendo 231 cidades do Centro-Oeste, 635 do Nordeste, 160 do Norte, 1.127 do Sudeste e 786 do Sul. Os dados representam um aumento de 122 cidades desde agosto de 2022. Os gestores de turismo de todo o país podem realizar o cadastramento de seus municípios a qualquer tempo no site do Mapa do Turismo, observando os critérios estabelecidos em Portaria MTur nº 41/2021. (CIQUE AQUI e acesse).

Essa possibilidade traz mais agilidade para o setor, uma vez que antes só era possível realizar a atualização ou inserção de informações no Mapa a cada dois anos.

“O Mapa do Turismo auxilia na construção de políticas públicas mais eficientes e assertivas. Mas é importante ressaltar que esse esforço é feito em conjunto e que contamos com o apoio dos gestores para priorizarem o setor, participando das capacitações do MTur e estando atentos às políticas públicas executadas pelo Ministério”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Fique atento(a) aos critérios para participar do Mapa. O município precisa:

– dispor de uma secretaria/departamento para o turismo;
– dispor de Lei Orçamentária;
– ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR;
– ter o Conselho Municipal de Turismo ativo;
– assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.

Além disso, para um município solicitar sua integração em uma Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, o seu órgão Municipal de Turismo deverá adquirir uma senha e preencher corretamente o cadastro por meio do sistema eletrônico.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail: regionalizacao@turismo.gov.br

No Amazonas, 26 municípios estão registrados no mapa, incluindo Manaus.

Confira quais são eles:

Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Uarini

Fonte – Mtur

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps