Ciência e Tecnologia

Ciber ataque, roubo e exposição de dados

De janeiro a março de 2020 Brasil sofreu mais de 1bilhão e 600 milhões de tentativas de ataques cibernéticos, de um total de 9,7 bilhões da América Latina. No entanto, houve uma mudança no comportamento dos cibercriminosos este trimestre. Eles passaram a tentar entrar nas redes por meio de phishing, abusando da confiança e da ingenuidade das pessoas que estão em busca de informações sobre o Covid-19.

Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet. No Brasil, a Lei dos Crimes Cibernéticos foi sancionada em 2012 para tratar de infrações relacionadas aos meios eletrônicos que inclui casos de phishing.

Informações pessoais do Presidente Jair Bolsonaro e seus filhos Flávio e Carlos Bolsonaro, além de celebridades como Whindersson Nunes e Luiza Sonza não ficaram de fora de ataques na internet que expõem dados pessoais.

No Amazonas devido a maior adesão das pessoas ao mundo digital durante o período de isolamento social, a Delegacia Interativa (DI), da Polícia Civil do estado, registrou um aumento na quantidade de golpes aplicados pela internet. De janeiro a maio deste ano, foram registradas 133 denúncias relacionadas a crimes de estelionato online. Um aumento de 216,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a delegacia registrou 42 crimes desse tipo.

Denuncie em

 

Fonte – Internet

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps