Fundado em 1728, o município de Borba está localizado na margem direita do Rio Madeira. Com 42 mil habitantes, as maiores atrações da cidade ficam por conta das piscinas naturais e da maior celebração religiosa do estado: a festa de Santo Antônio, realizada anualmente no mês de junho.
Borba foi a primeira vila criada em território amazonense e está inserida na microrregião do Madeira, que ainda abrange os municípios de Apuí, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. Só é possível chegar ao município, saindo de Manaus, de barco ou de avião.
Entre os seus destaques, estão as piscinas naturais. O balneário mais conhecido da cidade é o Balneário do Lira, que conta com duas piscinas de água doce. E no Balneário do Rio Mapiá é possível nadar nas águas do Rio Mapiá e contemplar a riqueza da natureza bem preservada do local.
É no mês de junho que a cidade tem o seu maior movimento turístico. Do dia 1º ao dia 13, o município celebra a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Durante as duas semanas de festejo, procissões, promessas e arraiais são realizados em homenagem ao santo casamenteiro.
Em 2022, o governador Wilson Lima, sancionou a Lei 5.975/2022, que declara o festejo de Santo Antônio como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. De acordo com o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o turismo religioso atraiu 6.700 turistas para o estado em 2022.
“Podemos ver o crescimento contínuo do turismo no Amazonas, em Borba, por exemplo, o segmento religioso mais que dobrou no ano passado em comparação com 2021, saindo de 1.784 turistas para 3.827”, pontuou o presidente da Amazonastur.
Iona Ribeiro, 24, nasceu e cresceu no município. Para ela, os atrativos da cidade vão além da festa de Santo Antônio e garante que a tranquilidade de morar no interior é maior.
“Morar em Borba nos proporciona ter uma vida mais tranquila e garante uma rotina menos estressante. É notável os avanços que o município recebeu nos últimos anos, o que torna a cidade mais acolhedora”, avaliou a moradora.
Investimentos
Para alavancar o turismo no município, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) investiu em capacitação para atender aos visitantes. Em 2022, foram oferecidos cursos e workshops para Organizador de Eventos; Agente de Informações Turísticas; Condutor Cultural Local; Inglês Aplicado a Serviços Turísticos; Cerimonialista e Agente de Informações Turísticas.
Prato Cheio
Em 2022, o Governo do Estado inaugurou a 11ª unidade do programa Prato Cheio no interior e a primeira de Borba. Na modalidade Cozinha Popular, o local passou a servir 400 litros de sopa, de segunda-feira a sábado, gratuitamente, à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
Infraestrutura
No setor de infraestrutura, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está investindo R$ 32,4 milhões no município. Esse valor representa mais de 840 empregos diretos e indiretos, distribuídos entre três obras, sendo duas em andamento e uma concluída.
O Centro de Convivência do Idoso já foi entregue e conta com uma academia ao ar livre, salas de administração, secretaria, lanchonete, vestiários, dois camarins, um palco, um auditório e seis salas para atividades diversas. Na área externa, um estacionamento foi construído com capacidade para receber 29 carros, 104 motocicletas e mais oito vagas para veículos de Pessoas com Deficiência (PCDs).
Entre as obras em andamento, estão a construção do terminal flutuante Distrito de Axinim, que apresenta uma estrutura moderna, com 168 metros quadrados, capacidade de carga de 20 toneladas, além de iluminação em LED e energia solar, ou seja, não é necessário nenhum outro tipo de fiação para sua utilização.
Outra obra em destaque é a pavimentação do Ramal do Mapiá, que contempla 23,73 quilômetros, com serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização. O investimento é de R$ 29,4 milhões e a obra apresenta 95% de avanço, com previsão de conclusão para setembro deste ano.
A pavimentação do ramal facilitará o acesso da população que vive em torno da estrada e nas margens dos rios Mapiá, Abacaxi, Canumã em direção à sede do município de Borba. Além disso, fortalecerá a logística de transporte, impulsionando a produção agrícola e a economia local.
Fonte – Agência Amazonas
Foto – Divulgação