Projeto Traços de Maués lança Exposição Virtual e Fotolivro

Ciência e Tecnologia

A exposição virtual e o Fotolivro relacionados ao projeto Traços de Maués serão lançados nesta quinta (16) e estarão disponíveis gratuitamente para os internautas. Através da experiência de realidade virtual o público pode conhecer através de fotografias a cultura, o cotidiano e as atividades compartilhadas na identidade do município de Maués.

As fotografias contam histórias com elementos e personagens tradicionais da região, assim como retratam as atividades econômicas dos moradores, paisagens naturais num verdadeiro registro histórico e visual de uma das cidades mais expressivas e profundamente artísticas da Amazônia. É possível que cidadãos da cidade possam reconhecer a si e aos seus antepassados através das imagens de Maués em 2021.

Sobre o projeto

O trabalho iniciou em Maués com uma exposição fotográfica itinerante resultado de um trabalho documental realizado pelo fotógrafo Homero Lacerda na área urbana e em comunidades ribeirinhas de Maués. A imersão buscou elementos tradicionais da região num verdadeiro registro histórico e visual de uma de uma das cidades mais expressivas do interior do Estado do Amazonas.

Criação Virtual

A diversidade de emoções e profundidade artística das vivências coletadas durante a imersão criam conexões que ultrapassam as fronteiras dos municípios de Maués ou até mesmo da região Amazônica, por isso, o projeto ampliou para os formatos exposição virtual para que pudessem estar disponíveis em maior escala com a amplitude da internet. Também está disponível, anexado a publicação, o Fotolivro Traços de Maués.

A ambientação virtual foi feita para que o usuário se sinta dentro dos cenários da cidade sem que o mesmo saia de casa ou alcance da mão, com o aparelho celular. A artista Ana Ferrer assina a arte 3D, junto com Daniel Teolfe que foi responsável pelo cenário em 3D. A trilha sonora é de Rafatronxo.

*Filhos da Cura, da Expressão e do Rio*

A exposição divide as fotografias de moradores locais em três etapas: Filhos da Cura, Filhos da Expressão e Filhos do Rio. Um município movido a praia, guaraná e memórias também é feito de pessoas com histórias intimamente conectadas com a terra, a cultura e os encantos trazidos pela floresta e água em abundância.

Personagens da vida real como curandeiros, parteiras e benzedeiras integram a vasta sabedoria tradicional que cada vez mais vem perdendo sua continuidade nos tempos atuais, ainda que seu servir continue sendo cada vez mais necessário em sociedade. Seja por carência de recursos financeiros ou de competentes instituições públicas de saúde capazes de lhes prestar os devidos cuidados médicos.

O profundo e genuíno compromisso com a fé também são registrados nas obras em exposição, que se misturam com os traços originários e indígenas marcados pela fé que se transforma pelo sincretismo com a igreja católica. Há presença da nova geração, com uma destacada e reconhecida transgênero da terra do guaraná que subiu junto com as demais rainhas do guaraná quando foi vitoriosa no concurso do qual participou.

O mestre de gamba Ismael Pinheiro Filho, líder da Irmandade do Divino Espírito Santo, cuja origem remonta aos tempos da Cabanagem, também é um dos grandes personagens das obras.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário