Municípios amazonenses que têm produção de alimentos de forma sustentável e estão em processo de consolidação da agricultura familiar têm agora importante apoio do sistema cooperativista de crédito. A força veio depois da mudança promovida por Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que regulamenta as novas condições de financiamento e acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política pública que contribui com o combate à pobreza rural e ao crescimento dos pequenos agricultores.O novo PNCF trouxe novas linhas de crédito e regionalizou o acesso ao Programa. As mudanças buscam ampliar o acesso dos agricultores familiares ao Programa e dar mais viabilidade técnica e econômica às áreas adquiridas pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras rurais em todo o país.
Para ensinar os caminhos a percorrer para chegar aos necessários financiamentos que os agricultores precisam fazer, um grupo de profissionais de órgãos como o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM) e da Associação de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), integrantes da Cooperativa de Crédito Sicoob e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas (Frencoop-AM), deputado Luiz Castro, estiveram em municípios do sul do Amazonas, Humaitá, Apuí, e Santo Antonio do Matupi.
Nesta quarta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa, Castro relatou detalhes dos encontros com produtores, comerciantes dos municípios visitados e cooperativas de crédito e os técnicos dos órgãos estaduais. Ele falou do avanço com a desburocratização no processo de acesso a financiamentos que podem servir para o Amazonas.
Nas cidades de Apuí e Santo Antônio do Matupi já há unidades do Sicoob, o maior sistema financeiro cooperativo do país. Castro disse que o trabalho desenvolvido pela cooperativa de crédito é amplamente reconhecido como satisfatório por todos, e existe a necessidade da ampliação deste modelo também no estado.
Está programada inauguração de unidade no Sicoob em Humaitá para o mês de abril. Na tarde da última sexta-feira, a equipe que fez a viagem com o presidente da Frencoop esteve reunida com dirigentes e cooperados de outros segmentos para criar estratégias de funcionamento da agência.
É missão do Sicoob “gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e as suas comunidades”.
Fonte – Redação Coopnews