A transformação digital chegou ao setor financeiro com o mesmo potencial disruptivo ocorrido recentemente no setor de serviços com a chegada de Netflix, Uber, Airbnb, entre outros. Hoje, os serviços financeiros estão na palma da mão do usuário. Nas cooperativas do Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, os canais digitais têm recebido investimentos constantes. Nos últimos 3 anos, mais de R$ 700 MI foram dedicados à tecnologia, proporcionando modernização, praticidade, ganhos em disponibilidade e desempenho das soluções acessadas pelos cooperados.
No primeiro semestre de 2018, o Sicoob aumentou em 36% o volume de transações realizadas em seus canais de atendimento, registando um total de R$ 1,98 bilhão de transações. Segundo Antônio Vilaça Junior, diretor de Tecnologia do Sicoob, nos últimos 5 anos, a taxa média de crescimento anual tem sido de 32%, acompanhando a evolução dos negócios do Sistema.
O Mobile Banking respondeu por 31% das transações no primeiro semestre de em 2018 contra 20% no mesmo período de 2017. Trata-se de um crescimento bastante significativo, de 108% em relação ao ano anterior, saindo de 295 milhões para 615 milhões de transações realizadas por meio desse canal.
Outro importante canal é o Internet Banking, com 681 milhões de transações realizadas no primeiro semestre deste ano, um volume 21% maior do que os 563 milhões registrados no ano anterior. Este crescimento se deve essencialmente às pessoas jurídicas que realizaram mais da metade das transações deste canal. Entretanto, a cada ano este canal vem diminuindo a representatividade nas operações financeiras, em parte pela migração para as facilidades proporcionadas pelo Mobile Banking. O Internet Banking foi responsável por 34% das transações no primeiro semestre de 2018.
As transações feitas nos canais digitais, Mobile e Internet, somadas, alcançaram 66% do total de transações realizadas no Sicoob no primeiro semestre deste ano. No ano anterior, nesse mesmo período, essa fatia correspondia a 59% das transações. Esse aumento retrata a mudança no comportamento dos cooperados que passaram usufruir mais dos benefícios oferecidos pelos canais digitais e os esforços das cooperativas no sentido de orientar os cooperados a buscarem mais comodidade no acesso aos produtos e serviços oferecidos.
O resultado apresentado pelo desempenho do Mobile Banking foi premiado no este ano no Prêmio efinance durante o CIAB, maior congresso de automação bancária do país. O Sicoob já havia sido reconhecido em três importantes premiações relacionadas a solução Mobile, em 2013 e 2015 e 2016.
Para 2019, as projeções indicam que o Mobile Banking continuará ocupando espaço dos outros canais.
Além do atendimento humanizado e personalizado nas cooperativas, a aposta nos canais digitais continuará entre as estratégias das cooperativas do Sicoob, inclusive com o incremento de novas funcionalidades, visando aprimorar a experiência dos usuários e acelerar o processo de transformação digital, informou Vilaça.
Conheça os aplicativos que o Sicoob oferece:
APP SICOOB
No app estão disponíveis mais de 100 tipos de transações, que vão desde encontrar pontos de atendimento, agências e caixas eletrônicos a fazer consultas, contratar empréstimos, realizar investimentos e até mesmo acompanhar o plano de previdência complementar.
SICOOB MINHAS FINANÇAS
Um gerenciador financeiro na palma da mão. Possibilita controlar recebimentos e pagamentos, anexar comprovantes e simular transações por valor de cada parcela, taxa de juros ou valor total. E, ainda, planejar a conquista de grandes projetos, como financiamentos, por meio de gráficos.
FAÇA PARTE
Permite se associar ao Sicoob sem precisar ir à Numa cooperativa. Para abrir a conta, baixe o aplicativo, informe dados pessoais e envie fotos dos documentos pela câmera do celular. O app emite um boleto de cobrança para que o cooperado faça seu primeiro depósito no Sicoob.
SICOOBCARD MOBILE
Uma central de gerenciamento do cartão de crédito Sicoob. Permite realizar consulta e pagamento de faturas, controle dos gastos em tempo real, definição de limites e até programar gastos em determinado período, dividindo em categorias como lazer, alimentação ou combustível. Outra vantagem é o cartão virtual, que garante mais segurança às compras pela internet.
SICOOB MAPAS
Permite a captura das coordenadas geodésicas das áreas financiadas de determinados empreendimentos. Os próprios cooperados podem realizar a captura das coordenadas ou, ainda, contratar uma empresa para realizar a atividade. Nesse caso, o empregado da empresa que realizar a captura deverá estar cadastrado no Cadastro de Pessoas do Sicoob (Capes) do Sistema de Informática do Sicoob (Sisbr).
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação