Com um crescimento de 71% em seu faturamento no ano de 2021, a Cooperativa Agroindustrial Paragominense – COOPERNORTE se prepara para um importante salto no seu projeto estratégico de verticalização da produção de seus cooperados: o beneficiamento e industrialização de grãos.
O projeto foi apresentado pelo Gerente Administrativo Financeiro Álex Furtado e pela Supervisora de Marketing Ingrid Assunção a parceiros estratégicos da COOPERNORTE, como o Sistema OCB/PA, SEDEME, BANPARA, BASA, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BRADESCO, Santander, Sebrae/PA e CRC/PA. A equipe também apresentou a quinta edição da Show Agro, que já tem data marcada: de 25 a 28 de maio de 2022.
O projeto apresentado irá abranger o empacotamento e processamento de grãos e a cooperativa pretende lançar no mercado do varejo produtos como: milho inteiro, quebrado, ensacado e empacotado; feijão dos tipos cavalo claro, carioquinha e preto; arroz tipo 1 e 2; flocão de milho; canjica de milho; fubá; milho de pipoca, dentre outros.
O projeto já tem investimentos definidos e sua viabilidade operacional e econômica já foi aprovada pelos cooperados na última Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em Dez/21. Os maquinários já estão em fase de compra e irão abranger processos de pré-limpeza, ensacadeira, empacotadora, enfardadeira e paletizadora. A previsão é que o parque fabril comece a operar no próximo ano.
Esse será o primeiro passo para o macro projeto de verticalização da COOPERNORTE, que prevê para os próximos anos o início das operações no mercado da avicultura, suinocultura e da piscicultura.
Os executivos da COOPERNORTE tiveram reuniões com o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, com a Diretora Presidente do BANPARA, Ruth Mello, com o Diretor da SEDEME, Mauro Barbalho, com o Superintendente Regional do BASA, Edmar Bernaldino, com os executivos do Banco Santander, Eduardo Shimada e Marcelo Polla, com os Gerentes do Banco do Brasil Corporate Cléber Fernandes, Juliana Bueno e XXX , com o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Anderson Horácio; com o Superintendente do SEBRAE/PA, Rubens Magno e com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ian Blois.
“O planejamento estratégico da COOPERNORTE é vivo e está a todo tempo sendo executado. Passo a passo, iremos chegar no nosso grande objetivo que é completar a cadeia produtiva e agregar ainda mais valor na produção dos nossos cooperados. Para tanto, contamos com o apoio de todos os nossos parceiros estratégicos”, afirmou Alex Furtado.
SHOW AGRO
Outro grande projeto da cooperativa para 2022 é a continuidade da SHOW AGRO COOPERNORTE, com o tema “O Futuro do Agro é Agora”. A feira expõe tecnologia e inovação no segmento do agronegócio. Um dos palestrantes confirmados é o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.
A SHOW reúne grandes marcas do setor agrícola e pecuário que procuram e encontram soluções modernas, tecnologias avançadas e novos métodos de superar os desafios enfrentados pelos produtores.
“Nossa primeira edição foi em 2016, como um dia de campo e vimos a necessidade de ampliar a oferta de informação e inovação para nossos visitantes. A partir desse momento, a cada ano, buscamos fazer a diferença no desenvolvimento tecnológico do agronegócio”, reiterou Ingrid Assunção.
Ao longo de 4 edições da Show Agro COOPERNORTE, o crescimento em torno dos negócios realizados e do número de visitantes foi decisivo para torná-la referência no segmento. Na última edição foram fechados mais de R$ 300 milhões em negócio, reunindo 15 mil visitantes e 75 expositores. A projeção para 2022 é de R$ meio bilhão em negócios fechados, 83 expositores e 20 mil visitantes.
A Show Agro apresenta também uma série de atrativos de uma vasta gama de interesses como tecnologia, máquinas agrícolas, implementos agrícolas, ferramentas, irrigação, transportes corretivos, defensivos, autopeças, pecuária, financiamento, sementes, armazenagem e outros.
“Entendemos que a ShowAgro é estratégica para o desenvolvimento do setor graneleiro no Pará, em especial por meio do cooperativismo. A COOPERNORTE é um grande exemplo disso, sendo responsável por 31% da produção de grãos na região nordeste e por 70% em Paragominas. Por isso, iremos apoiar a Show Agro em mais uma edição”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A COOPERNORTE
Atualmente a cooperativa reúne 94 cooperados e 168 colaboradores. Possui capacidade de armazenamento de 2,3 milhões de sacas e, em 2021, comercializou 3,6 milhões de sacas de grãos, o que contribui para um crescimento de 71% no faturamento em relação ao ano anterior. As principais culturas são a soja, milho, sorgo e milheto. Ao todo, seus cooperados produzem em 07 municípios do polo agrícola do sudeste e nordeste paraense.
Fonte – OCB/PA
Foto – Divulgação