Geral

Cozinhas solidárias em Manaus recebem 850 quilos de alimentos de agricultores familiares do estado

Os produtores e produtoras da Cooperativa de Agricultores e Pescadores de Manacapuru e Região (COAPMAR) entregaram cerca de 850 quilos de alimentos na sexta-feira (26) para a cozinha comunitária da Arquidiocese Paróquia São Francisco, localizada na zona urbana de Manaus. A entrega ocorreu no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Entre os produtos entregues estão abóbora, banana pacovã, raiz de mandioca e banana. De acordo com a proposta aprovada pela Conab, 12 agricultores e agricultoras familiares da COAPMAR irão fornecer 12,6 toneladas de alimentos. Para realizar a aquisição dessa produção, a estatal irá destinar cerca de R$ 82,3 mil, recurso repassado pelo MDS. Esses produtos irão complementar a alimentação de aproximadamente 100 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que são atendidas pela cozinha da Arquidiocese São Francisco, além de outras 900 pessoas que buscam alimentação na Cozinha Nutritiva da Comunidade.

PAA e Programa Nacional de Cozinhas Solidárias – O Programa, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.

Por meio do PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), a Conab apoia os agricultores familiares, reunidos em cooperativas e/ou associações, a partir da aquisição de sua produção. Esses produtos são adquiridos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.

Já o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias foi concebido no Projeto de Lei que cria o novo PAA, sancionado em julho deste ano. O equipamento visa garantir segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps