O Sebrae no Amazonas realizou, no ano de 2019, 138 mil atendimentos, o que representa um aumento de cerca de 19,9% em sua capacidade de prestação de serviços, considerando o total de atendimentos realizados em 2018 quando a Instituição realizou 115,2 mil.
No Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) do Sebrae, considera-se atendimento o conjunto de prestação de serviços a pessoas físicas ou jurídicas, serviços esses que são discriminados em dez tipos, conforme a natureza da atividade: consultorias, cursos, palestras, orientação, realização de feiras, missões técnicas, oficinas, rodada de negócios, clínicas tecnológicas e seminários.
Em 2019, os atendimentos realizados pelo Sebrae no Amazonas atingiram diretamente 53.418 pessoas físicas e 22.074 pessoas jurídicas, neste último caso consideram-se negócios de pequenos porte formais que se enquadram como Microempreendedor Individual (MEI), que são empreendimentos cujo faturamento é de até R$ 83 mil por ano; microempresa (ME), que são empresas cujo faturamento bruto anual está acima de R$ 83 mil até R$ 340 mil; e Empresa de Pequeno Porte (EPP), que são empresas que faturam acima de R$ 340 mil até R$ 4,8 milhões por ano.
Para a diretora-superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, o aumento no número de atendimentos realizados representa, por um lado, a ampliação da capacidade de atuação do Sebrae e, por outro, o reconhecimento público de que a Instituição é um parceiro adequado para aqueles que já iniciaram ou querem iniciar uma jornada empreendedora. “Aumentar nossa capacidade de atendimento é um esforço contínuo que fazemos. No final do ano passado, inauguramos um escritório permanente em Itacoatiara. Neste ano, devemos ampliar nossa presença no interior do Estado e estamos constantemente fazendo investimentos em novas e modernas plataformas de atendimento”, destaca Lamisse Cavalcanti.
Com relação aos segmentos de negócios atendidos, destaque para empreendimentos do setor de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com mais de 5,8 mil atendimentos; seguido pelos segmentos de comércio varejista em geral (minimercados, mercearias e armazéns), com 4,5 mil atendimentos e cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, que totalizou 3,1 mil atendimentos.
Fonte – Sebrae/AM
Foto – Divulgação