Embrapa prepara coleção de suas ações para a Agenda 2030 da ONU

Variedades

A Embrapa está na reta final da preparação de importante material de divulgação do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma coleção de livros e um e-book contendo ações para atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A Agenda 2030 como é conhecida, contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

A coleção ODS da Embrapa terá além dos volumes para cada Objetivo, um e-book institucional intitulado “Pesquisa e Inovação Agropecuária na Agenda 2030: Contribuições da Embrapa” que visa apresentar a coleção. Este deverá reunir, além de uma síntese do conteúdo, um arrazoado sobre as perspectivas e desafios para a Embrapa.

O processo de elaboração dos 17 e-books foi realizado de forma colaborativa envolvendo pesquisadores e analistas de todas as Unidades da Embrapa, que se reuniram, por meio de videoconferência, e trocaram informações por e-mail e telefonemas desde outubro de 2017. Na Embrapa Amazônia Ocidental participaram as pesquisadoras Joanne Régis e Elisa Wandelli.

Nesta semana, Joanne participa da elaboração do volume institucional, cujo principal objetivo é reunir os subsídios necessários para a produção do e-book. A Oficina se realizará nos dias 27, 28 de fevereiro (dia todo) e no dia 1º de março (período da manhã) no bloco D, Salas Baru e Buriti, da Embrapa Sede em Brasília.

Para Joanne, o trabalho foi gratificante e intenso. Ela ficou responsável por três capítulos: Educação de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Erradicação da Pobreza. Cada capítulo reúne mais de 50 páginas, com textos de vários colegas de todo o Brasil. Além da sua análise individual, teve de saber selecionar os que melhor atendessem os critérios do documento.

Compromisso brasileiro

O compromisso brasileiro com os ODS foi definido pelo Decreto número 8.892/2016, que criou a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estabeleceu que as instituições públicas devem fazer a vinculação entre as metas do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e as metas e indicadores dos ODS. Tudo será auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com base nos indicadores nacionais estabelecidos.

A coordenação da estratégia de alinhamento e o acompanhamento das ações da Embrapa em relação aos ODS está sob a responsabilidade da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM), com a participação de várias Unidades Centrais.

Como alimentação e agricultura tem relação com praticamente todos os ODS, a Embrapa realizou ampla avaliação de toda a sua programação de pesquisa e inovação agropecuária, mapeando interfaces e sinergias com os ODS e suas metas. O trabalho partiu do mapeamento de como os Eixos de Impacto e os 12 Objetivos Estratégicos expressos no VI Plano Diretor da Embrapa se relacionam com os 17 ODS.

Fonte – Embrapa

Deixe um comentário