Com um evento presencial no auditório da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, será lançada, no dia 09 de maio, quinta-feira, às 14h, a BRS A709, variedade com elevado potencial produtivo e estabilidade em diferentes ambientes de cultivo, indicada para produção em áreas irrigadas por inundação, com semeadura direta em solo seco ou pré-germinado. A pesquisa que chegou a esta cultivar teve a colaboração da Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Cocais.
A abertura do evento será feita pelo chefe-Geral da Unidade, Elcio Perpétuo Guimarães. Em seguida, acontecerá uma mostra de vídeos com os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento das pesquisas, que apresentarão as características agronômicas e mercadológicas da cultivar. Esse momento terá a participação dos representantes das empresas Brazeiro Sementes, Sementes Simão e Uniggel Sementes, parceiras que trabalharam no desenvolvimento da nova variedade, trazendo também suas impressões e expectativas. Na terça-feira da semana seguinte (14), às 16h, está programado o lançamento virtual da BRS A709, que se dará no canal da Embrapa no YouTube (o link será divulgado em breve nas redes sociais). O evento presencial do dia 09 de maio será aberto ao público.
CARACTERÍSTICAS
Além da produtividade (potencial de 16.100kg), a BRS A709 destaca-se pelo rendimento estável de grãos inteiros (69%), com qualidade industrial e culinária premium. A cultivar tem ciclo medio (127dias), é tolerante a acamamento e, sobre sua reação às doenças, é moderadamente resistente à brusone nas panículas e folhas, mancha de grãos e mancha parda.
A chegada da BRS A709 fortalece, ainda mais, o portfólio de arroz irrigado da Embrapa, entregando ao mercado todas essas virtudes nela embarcadas, mas, especialmente, pela amplitude de adoção. Isso, porque abrange com segurança as principais áreas de produção no país, oferecendo ao produtor opção para evitar as principais doenças da cultura, que ocorrem de forma diferenciada, de Norte a Sul.
A BRS A709 tem seu lançamento em um momento de bastante positividade da cultura do arroz irrigado. Segundo o 7º levantamento da produção de grãos no Brasil, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em abril de 2024, a área cultivada teve um aumento de 5%, em relação à safra passada, atingindo 1.25 milhões de hectares. A Conab estima que a safra brasileira total 2023/24 de arroz também terá crescimento, cerca de 5,3% maior que a anterior, reflexo desse aumento de área e, também pela recuperação da rentabilidade projetada para o setor. A Companhia ressalta, ainda, que o cenário climático de excesso de chuvas no Rio Grande do Sul, principal Estado produtor, é outro ponto favorável, visto que tem provocado a redução da adoção de soja e a expansão da orizicultura nas regiões de várzea.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação