Com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização de culturas tradicionais, o Idam iniciou a distribuição de 6,1 mil mudas de castanheira em Iranduba e Manacapuru. A iniciativa beneficia diretamente agricultores familiares, promovendo renda, sustentabilidade e desenvolvimento local. Em 2025, o projeto já alcança a marca de 93,2 mil mudas entregues, consolidando-se como uma estratégia importante para impulsionar a produção rural no Amazonas.
Os agricultores familiares de Iranduba e Manacapuru (distantes, respectivamente, 27 quilômetros e 68 quilômetros de Manaus) já começaram a receber mudas de castanheiras, adquiridas por meio da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Fazenda Aruanã. As 6,1 mil mudas foram distribuídas a 60 agricultores.
O Projeto Excelsa, que em 2025 atingiu a marca de 93,2 mil mudas distribuídas, tem como meta fortalecer a agricultura familiar e promover a recuperação de áreas degradadas. De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manacapuru, Wanderley Barroso, sua equipe realizou também uma demonstração de métodos (DM) de boas práticas de plantio para os produtores.
“Além de reforçar o reflorestamento dessas áreas, aos poucos vamos criando novas frentes de recuperação da produção dessa fonte de renda promissora e histórica”, destacou o gerente.
As entregas foram feitas na sexta-feira (27/03), contemplando agricultores familiares das zonas rurais de Manacapuru e Iranduba, mas continuarão ao longo do ano por todo o estado, contemplando agricultores familiares inscritos no projeto.
Renda e sustentabilidade
Conforme os dados disponibilizados pelo Departamento de Planejamento do Idam (Depla), desde 2021, a área plantada destinada ao cultivo de castanha-da-Amazônia no Amazonas cresceu em 38,9%, alcançando, em 2025, a marca de 1.223,50 hectares e uma produção de 590.089,4 hectolitros de castanha.
Uma planta nativa e importante no processo de recuperação de áreas degradadas, a castanheira contribui também como uma fonte de renda adicional ao produtor rural. Por meio do Projeto Excelsa, o Governo do Amazonas vem fomentando o desenvolvimento rural alinhado à sustentabilidade.
“O Projeto Excelsa tem a proposta de doar mudas de castanha-da-Amazônia para agricultores familiares, cujo objetivo é fortalecer a agricultura familiar, gerando renda para as comunidades rurais, mas também proporcionar a recuperação de áreas degradadas”, destacou a gerente de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira (GPNM), Ana Paula Rebouças.
A gerente ressaltou, ainda, que o projeto beneficiou agricultores de dos municípios de Alvarães, Autazes, Barreirinha, Beruri, Borba, Careiro, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara (Novo Remanso), Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Sul de Canutama, Uarini e Urucurituba, em 2025.
Fonte – Agência Amazonas
Edição – Coopnews
Foto – Divulgação/Idam




