Variedades

Inclusão no mercado – Belém ganha curso gratuito para pessoas com deficiência

Parceria inédita transforma a formação profissional de pessoas com deficiência e abre portas no mercado de trabalho da capital.
Com foco na formação de portaria, iniciativa capacita pessoas com deficiência para conquistar novas vagas e transformar vidas.
Projeto de capacitação para pessoas com deficiência arranca em Belém com foco na autonomia e na geração de renda.

Uma nova oportunidade de capacitação profissional promete transformar o futuro de dezenas de famílias em Belém. O Instituto Equatorial, em parceria com a APPD, deu o pontapé inicial em um projeto focado na autonomia e na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A aula inaugural, realizada nesta quinta-feira (6), marcou o começo de uma jornada que vai qualificar 25 alunos para a função de Agente de Portaria. Mais do que ensinar um fício, a iniciativa busca romper barreiras sociais, preparar os participantes para as exigências do setor produtivo e garantir espaço real em vagas de emprego na capital paraense.

Todos os alunos inscritos no curso de Agente de Portaria participaram da aula inaugural, realizada nesta quinta-feira (6), que marcou o início da formação. Promovido pela Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), com apoio do Instituto Equatorial, o curso busca ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

A primeira turma conta com 30 participantes e terá carga horária total de 25 horas. As aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 15h às 18h, na sede da APPD, em Belém. A formação tem como foco a qualificação profissional e o fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Entre os participantes, Gesiel Silva Sousa comemorou a oportunidade de participar da formação. Ele contou que ficou na lista de espera por uma vaga e ficou feliz ao saber que havia sido selecionado para o curso.

“Essa é uma oportunidade única, eu fiquei muito feliz e espero poder concluir o curso e ter uma chance de trabalhar. Eu sou atendido pela associação há muitos anos e agradeço muito pelo apoio que a gente recebe aqui”, declarou.

O curso faz parte do projeto “Caminhos para a Empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, apoiado por meio do Edital Diálogos Equatorial, que já beneficiou mais de 108 projetos em 2026 e destinou R$ 4 milhões a iniciativas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas à educação, ao empreendedorismo, à empregabilidade e à sustentabilidade nas áreas de atuação do Grupo Equatorial.

A ação reafirma o compromisso do Instituto Equatorial com a transformação social e o fortalecimento de organizações comunitárias, promovendo oportunidades e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

“Nosso compromisso é fortalecer iniciativas que já transformam realidades nos territórios onde atuamos. O Edital Diálogos nos permite caminhar junto com essas instituições, ampliando oportunidades, apoiando diferentes públicos e contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais”, destaca Janaína Ali, executiva de responsabilidade social do Instituto equatorial.

 

 

 

Fonte – Ascom

Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews

Foto – Divulgação/Instagram

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps