Ciência e Tecnologia

Inpa abre inscrições para projeto que aproxima meninas da ciência na Amazônia

Iniciativa oferece imersão científica para alunas do ensino médio e professoras da rede pública.
Participantes vão investigar sementes, insetos, polinização e dispersão de sementes na floresta.
Inscrições gratuitas seguem até 26 de outubro, e as selecionadas receberão bolsas durante o projeto.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), receberá meninas do ensino médio e professoras da rede pública estadual para uma imersão científica voltada à investigação de sementes e insetos que contribuem para a manutenção da floresta amazônica. A iniciativa integra o Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e será desenvolvida por meio do projeto “Da Flor à Floresta — como sementes e insetos mantêm a Amazônia viva?”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 26 de outubro de 2026, pelo site futurascientistas.com.br. A programação ocorrerá de 4 a 29 de janeiro de 2027, em formato híbrido, com 80 horas de atividades distribuídas ao longo de 20 dias úteis. Durante a experiência, as participantes terão contato com laboratórios, programas de pesquisa e áreas de referência, como a Reserva Adolpho Ducke. As atividades vão abordar processos ecológicos essenciais, incluindo a polinização por abelhas e a dispersão de sementes por formigas, besouros e peixes. Todas as selecionadas receberão bolsas durante a execução do projeto, que busca incentivar o protagonismo feminino na ciência e ampliar a participação de meninas em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.


Projeto aproxima estudantes da pesquisa na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será sede do projeto “Da Flor à Floresta — como sementes e insetos mantêm a Amazônia viva?”, selecionado para o Módulo Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

As inscrições são gratuitas e seguem até 26 de outubro de 2026, pelo site futurascientistas.com.br.

Voltado para alunas do 2º ano do ensino médio e professoras da rede pública estadual, o projeto busca despertar o interesse pela pesquisa e promover o protagonismo feminino nas áreas STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A proposta é incentivar meninas do Amazonas a reconhecerem seu potencial e ocuparem espaços no ambiente acadêmico.

Atividades incluem laboratórios e pesquisas de campo

De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Inpa Itanna Oliveira Fernandes, as participantes terão a oportunidade de conhecer laboratórios, grandes programas de pesquisa e reservas de referência, como a Reserva Adolpho Ducke.

Com a metodologia do “aprender fazendo”, as estudantes vão investigar processos importantes para o equilíbrio ecológico da Amazônia. Entre os temas estão a polinização realizada por abelhas, a dispersão de sementes por formigas, besouros e peixes, além de técnicas de quebra de dormência e análise da qualidade de sementes.

Como resultado da experiência, as alunas vão produzir o acervo “As Pequenas Engenheiras da Floresta”, que reunirá diários de campo, coleções biológicas de sementes e insetos, pôsteres, apresentações orais e vídeos de divulgação científica.

Segundo Itanna, a proposta é desenvolver habilidades práticas de investigação e fortalecer a identidade científica feminina, deixando também um legado educativo voltado à conservação e à restauração da floresta.

Imersão terá 80 horas e oferecerá bolsas

A imersão científica será realizada de 4 a 29 de janeiro de 2027, em formato híbrido. Serão 80 horas de atividades, distribuídas em 20 dias úteis, de segunda a sexta-feira.

Todas as selecionadas para a imersão receberão bolsas durante a execução do projeto.

Futuras Cientistas oferece 470 vagas no Brasil

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas gratuitas em todo o Brasil. A iniciativa busca promover a equidade de gênero e incentivar o protagonismo feminino na ciência, aproximando estudantes e professoras de laboratórios e instituições de referência.

Nesta edição, estão disponíveis 114 projetos distribuídos pelas cinco regiões do país, dos quais 13 são realizados em formato remoto.

Para participar, é necessário ter cadastro prévio na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As interessadas devem consultar os detalhes do projeto e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido.

Inscrições: 

 

 

 

Fonte – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)

Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews

Foto – Daira Martins

 

– Inpa – Futuras Cientistas

LEIA TAMBÉM

Não foi fornecido um link de outra matéria da Coopnews relacionada ao tema. Para manter a fidelidade editorial, não incluí um título ou endereço que não foi confirmado. – https://radiowebcoopnews.com.br/pesquisa-da-usp-investiga-uso-problematico-de-tecnologia-entre-jovens/

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps