O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza, até terça-feira (02/12), uma série de ações de orientação, licenciamento e educação ambiental no Centro de Atendimento ao Turista de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus, em parceria com a prefeitura do município.
As atividades, iniciadas na quinta-feira (27/11), são conduzidas por técnicos da Gerência de Controle Florestal (GECF) e da Gerência de Controle de Pesca (GECP). O foco é fortalecer a regularização ambiental, organizar as práticas de pesca esportiva e apoiar empreendedores e pescadores da região.
Durante os atendimentos, o público recebeu orientações sobre a emissão do Certificado de Registro de Pescador (CRP), as exigências da Portaria nº 070/2019 e as etapas do licenciamento para atividades que envolvem madeira em tora e seus subprodutos.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a presença do órgão em Barcelos busca aproximar o Instituto dos usuários dos serviços ambientais e garantir que as atividades econômicas ocorram de forma sustentável e dentro da legalidade.
“Estamos reforçando nosso compromisso com um atendimento acessível e transparente, que ofereça segurança jurídica aos trabalhadores e empreendedores. A pesca esportiva e a atividade madeireira têm grande importância para a região, e nosso papel é orientar para que tudo seja feito conforme a legislação”, afirmou.
Atendimentos e ações
Durante a agenda, a equipe também esclareceu notificações pendentes, emitiu carteirinhas de pescador, agora facilitadas pelo aplicativo Ipaam Digital, que funciona inclusive off-line, e prestou orientações administrativas e técnicas sobre processos de licenciamento relacionados às atividades florestais.
Outro ponto da programação foi a reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Irismar Soares Ramos, para discutir demandas relacionadas à pesca esportiva, pesca comercial, pesca de peixes ornamentais, licenciamento de aquários, turismo de mergulho e regularização de embarcações e pousadas que atuam com pesca esportiva.
A equipe participou, ainda, do projeto Estudantes em Ação, iniciativa de educação ambiental que promove a limpeza de ilhas e repassa orientações sobre conservação e boas práticas de sustentabilidade.
Durante o congresso técnico do torneio de pesca esportiva Juntos & Misturados, o Ipaam entregou a Licença de Autorização do evento, promovido neste fim de semana (29 e 30/11) no município.
As ações começaram na quinta-feira (27/11) e seguem até terça-feira (02/12), com atendimentos abertos à população no Centro de Atendimento ao Turista de Barcelos.
Canal de contato
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa).
As operações de combate ao desmatamento ilegal permanecem intensificadas para proteger a fauna silvestre e assegurar a conservação da biodiversidade amazônica.
Fonte – Agência Amazonas
Foto – Divulgação/Ipaam




