Geral

Mais da metade dos produtores buscam novas tecnologias de gestão nas propriedades

Mais de 59% dos produtores buscam novas tecnologias para a gestão da propriedade, 70% usam a Internet em atividades gerais, 57% o WhatsApp e o Facebook para comercialização e 22% utilizam aplicativos ou programas de gestão no campo. Os dados de 2020, da Embrapa, Sebrae e Inpi, mostram a força do uso de ferramentas digitais que contribuem na redução de custos e no aumento da produtividade e lucratividade do setor agropecuário, extremamente importante para a economia brasileira, já que o PIB do Agronegócio representa cerca de 25% do PIB brasileiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A CEO do Grupo GA Agrosoluções, Silvia Costa, também economista, administradora e contadora, pontuou que costuma dizer que o produtor rural deve pensar sempre em colher lucros e, para isso, se faz necessário o uso de dados e informações de forma estratégica, em tempo hábil, e melhor, de onde o produtor estiver. A questão da mobilidade e gestão à vista é muito importante.

“ENTRAMOS NO MUNDO DA ‘AGRICULTURA DIGITAL’, JÁ QUE TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO PODEM TER SUAS INFORMAÇÕES PROCESSADAS DE FORMA DIGITAL. COM O USO DE DADOS CONSEGUIMOS PARAMETRIZAR E IDENTIFICAR EFICIÊNCIA DAS MÁQUINAS, CONSUMO DE INSUMOS, PLANTIO, DENTRE OUTRAS QUESTÕES QUE INTERFEREM DIRETAMENTE PORTEIRA ADENTRO E REFLETEM IMPACTANDO PORTEIRA A FORA. É UMA SEGURANÇA PARA O PRODUTOR ACOMPANHAR OS SEUS PROCESSOS E TER CONFIANÇA PARA TOMADA DE DECISÕES MAIS RÁPIDAS E ASSERTIVAS”, DESTACOU A CEO.

A economista ressaltou que são inúmeras as ferramentas disponíveis no mercado como: coletores de Dados de Apontamento; Rastreadores nos Equipamentos; Leitores de QRcode; Drones; Painéis de Indicadores de BI; Automação dos processos de beneficiamento; e o uso de satélites. Todas estas tecnologias levam a uma produtividade maior, com impacto direto no custo de produção do produtor rural e, consequentemente, na lucratividade da propriedade.

“OS DADOS SÃO UM GUIA QUE AUXILIA O PRODUTOR RURAL A IDENTIFICAR OS PONTOS CHAVES QUE PODEM SER OTIMIZADOS NO SEU PROCESSO. DESTA FORMA, ELE ESTÁ EM CONTÍNUA BUSCA PELA MÁXIMA EFICÁCIA E MELHORES RESULTADOS. COMO POR EXEMPLO UM SISTEMA DE FROTA, É POSSÍVEL ACOMPANHAR EM TEMPO REAL A PRODUTIVIDADE E APROVEITAMENTO DO OPERADOR E DA MÁQUINA; ANALISAR A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM SEUS PARÂMETROS DE GESTÃO, OU SEJA, TUDO O QUE O PRODUTOR PRECISA PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A EFICIÊNCIA DA SUA FROTA, TENDO UM RETORNO DE INVESTIMENTO EM UM TEMPO MENOR”, FRISOU SILVIA.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Há 30 anos trabalhando com fazendas, a CEO do Grupo GA Agrosoluções, Silvia Costa, informou vem acompanhando a evolução na administração dos processos, que por anos usavam, semanalmente, a máquina de escrever para datilografar os cheques dos safristas, e a produção em fitas escritas à mão no campo.

“HOJE OS DADOS SÃO COLETADOS EM COLETORES DE DADOS, QUE SÃO APLICATIVOS INSTALADOS EM CELULARES, E DESCARREGADOS NOS SISTEMAS DE FOLHA, ONDE SÃO PARAMETRIZADOS OS CÁLCULOS DE PAGAMENTOS. ESTES, POR SUA VEZ, PODEM SER ENVIADOS DIRETAMENTE AO BANCO, VIA BORDERÔ ESCRITURAL, AUTOMATIZANDO TOTALMENTE O PROCESSO E GERANDO REDUÇÃO DE CUSTOS”, RELATOU.

Todas as informações estratégicas da fazenda podem ser analisadas em Painéis de Indicadores Gráficos, também conhecidos como Dashboards, onde elas se concentram e integram para facilitar a visualização dos dados e obter uma visão mais clara e imediata do cenário em que se encontra.

 

 

Fonte – Campo Vivo

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps