Caso você Microempreendedor Individual (MEI), queira comprar um carro, saiba que por ser uma pessoa jurídica (CNPJ), você pode conseguir um desconto de até 30% na aquisição do veículo.
Isto é possível, pois existe uma isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), quando um CNPJ compra direto com a montadora, conhecido como venda direta.
Desconto para CNPJ MEI
É importante lembrar que o desconto de até 30% varia conforme a fabricante e o modelo escolhido. Atualmente alguma das marcas que oferecem desconto são Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Renault.
No caso, o MEI que deseja adquirir o carro com desconto deverá apresentar na concessionária, no momento da compra os documentos pessoais e empresariais com o certificado de MEI e o cartão CNPJ.
O desconto máximo depende da montadora e modelo e vai 2,5% até 30%.
Requisitos necessários
Como se trata de uma venda direta, o prazo para entrega do veículo novo pode demorar até dois meses.
O MEI precisa estar atento, que é necessário utilizar o veículo por pelo menos 12 meses antes de colocar o automóvel a venda,
A regra existe para evitar que o empresário compre veículos para revender, quando, na verdade, o desconto é concedido para que o veículo contribua com o negócio do MEI.
Por fim, outro ponto importante é que a compra do veículo fica limitada ao valor do faturamento do MEI, ou seja, R$ 81 mil anuais.
Documentos necessários
– Contrato Social da Empresa do MEI;
– Inscrição Estadual;
– E-CNPJ;
– Documentos pessoais.
Conforme informações do Sebrae, nos últimos anos foram registrados 700 mil novos negócios no país na classificação de microempresas. Por não saberem do benefício existente para a categoria, muitos MEIs adiam a compra do carro novo diante da frustração causada pelos altos preços.
Outros descontos MEI
Além do desconto na compra de carro 0km, o MEI possui acesso a diversos benefícios como facilidade na abertura de conta bancária, auxílio-maternidade, aposentadoria, entre outros, esteja atento às oportunidades oferecidas para a categoria.
Fonte – Sebrae
Edição – Coopnews
Foto – Divulgação