Geral

Morre pioneiro da bioindústria de babaçu

O empresário Edmond Aziz Baruque. fundador da Tobasa Bioindustrial, empreendimento inovador na Amazônia Legal que faz o aproveitamento integral do coco de babaçu para produtos sustentáveis como farinhas, carvão, sabão, álcool e biomassa, faleceu na quinta – feira dia 25 no Rio de Janeiro.

Localizada no Bico do Papagaio em Tocantinópolis (TO), a empresa existe desde 1968 e tem forte parceria com extrativistas locais. Hoje, constitui-se no único complexo industrial do gênero existente no país que faz desde a quebra, a cata e a coleta do fruto até o processamento tecnológico de seus produtos. Baruque era engenheiro civil e tinha 94 anos. Faleceu no Rio de Janeiro. “Baruque sempre acreditou no extrativismo da palmeira de babaçu contribuindo assim com o crescimento econômico do Tocantins e a geração de empregos”, disse em nota o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Hoje a empresa é comandada pelo filho dele,

O coco de babaçu é um fruto oriundo de uma palmeira nativa das regiões do Tocantins, Maranhão e Piauí. O óleo de coco é um dos produtos mais utilizados dentre os derivados do babaçu, sendo utilizado na culinária e em cosméticos, por exemplo. Fonte de renda de muitas famílias extrativistas, o babaçu tem uma importância social forte e exerce um papel fundamental na manutenção da fertilidade do solo, sendo imprescindível para a sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

 

 

Fonte – Agrolink

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps